REFLEXÃO DO EVANGELHO DOMINICAL - Jo 2, 1-11 - 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C


-PREÂMBULO:  As bodas de Caná, aquela festinha de casamento acontecida na pequena cidade de Caná, marca o início da vida pública de Jesus. A vida pública de Jesus é aquela fase de sua vida que ele reservou especialmente para a pregação, tendo como objetivo o Reino do Céu.

A transformação da água em vinho foi o primeiro milagre de Jesus. A intercessão poderosa de Maria fez Jesus antecipar os seus milagres...


-NOTAS PARA A COMPREENSÃO DO TEXTO:


 -Caná ficava a 14 quilômetros (pouco mais de duas léguas) de Nazaré, cidade da infância e juventude de Jesus, cidade de Maria. Foi por isso que Maria e Jesus foram convidados para essa festinha.


  -O CASAMENTO JUDEU: O casamento era uma festa celebrada com grande pompa pelos judeus. Ela se estendia por até sete dias e era um momento de grandes folguedos “em que se comia, bebia, cantava e dançava. Os numerosos convidados se divertiam com enigmas.” (Vide “Dicionário Enciclopédico da Bíblia” de A. Van Den Born – pag. 255). “Enigmas” é o que nós chamamos de “adivinhações”. Talvez daí tenha vindo a tradição dos antigos de se reunirem para contar adivinhações. No tempo de Jesus e ainda hoje com alguns povos, eram os pais que escolhiam o noivo ou a noiva para os seus filhos, tirados da mesma parentela, mas evitando-se parentes muito próximos. Surpreendente era que, durante esses folguedos todos, os homens e as mulheres ocupavam lugares separados mesmo na hora das refeições.


-AS BODAS DE CANÁ FORAM UM MARCO DIVISÓRIO ENTRE O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO:


A água representa a Velha Aliança e o vinho representa a Nova Aliança. E a Nova Aliança estava sendo anunciada promissora e atrativa para toda a humanidade. O vinho foi reconhecido pelo mordomo como o melhor vinho que ele já tinha provado. E era um vinho abundante. Enchia seis talhas de pedra, seis grandes potes com capacidade média de 100 litros cada um, o que dava um total de 600 litros. Essa superabundância era fornecida, naquele momento, por Jesus.


-“Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: ‘Mulher, por que dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou.’” –


Dianne Bergant,CSA e Robert J. Karris, OFM dizem no seu livro “Comentário Bíblico”, pag. 111, que é extremamente difícil explicar essa passagem: Maria pedindo, Jesus negando, mas atendendo ao seu pedido de maneira extremamente satisfatória,fornecendo o melhor vinho e tão abundantemente. A explicação é que esse versículo não estava no “texto pré-evangélico original”. O evangelista o inseriu querendo dar outras lições que estavam nos planos dele, inclusive comparar Maria com Eva, cujo nome significa “mulher”.


-POR QUE JESUS ESCOLHEU AS BODAS DE CANÁ COMO PONTO DE PARTIDA PARA A SUA VIDA PÚBLICA, NA QUAL ELE CONSOLIDOU A NOVA ALIANÇA:


São estas as razões:

I – Nos Livros Sagrados, a Aliança, o pacto de amor de Deus com a humanidade, é comparado a um “casamento”, em que Deus é o noivo e a humanidade, a noiva. Então , o casamento em Caná vem prefigurar o “casamento de Cristo com a humanidade redimida (a Igreja)” na vida pública que ia se iniciar.

II – A passagem da água para o vinho, ocorrida nas bodas, tem um profundo significado. A “água” sempre representou a “humanidade” e o “vinho, a divindade. Então, a transformação da água em vinho significa que Jesus assumiu em si a humanidade, que é a água.


-REFLEXÕES:


  1 – O ”casamento”, que é usado como símbolo da aliança de Deus com a “humanidade”, também é usado para representar a ligação de Cristo com a sua Igreja. Cristo é o “esposo” e a Igreja,que somos todos nós, é a “esposa”. Então, nosso exemplo de vida é necessário para que a nossa Igreja seja sempre bela, pura e sem rugas, fiel ao Divino Esposo.


  2 - Vamos, no momento, refletir em como estamos vivendo o nosso matrimônio. O casamento não pode ser visto só sob o prisma da “conveniência humana”, só pelo prisma da “satisfação sexual”. Ele tem que ser visto numa visão mais profunda e divina. Vamos refletir na tremenda responsabilidade de “pôr filhos no mundo”. Certamente, não podemos fazer essas reflexões à luz das novelas que passam na nossa televisão.


3  -  Vamos ponderar o poder imenso que tem Maria como intercessora. Levada pelo desejo de ajudar um casal, que, certamente, ficaria decepcionadíssimo com a falta de vinho no meio da festa, ela conseguiu alterar os planos de Jesus (que são os planos de Deus) e viu realizar-se um dos mais estupendos milagres, a transformação da água em vinho. Feliz aquele que consegue ter Maria como sua intercessora!


Por Francisco Valmir Rocha - Animação Bíblica de Camocim/CE                                                

Nenhum comentário :