O QUE É O 6º NORDESTÃO DAS CEBS??


São os encontros que envolvem todos os Regionais do Nordeste desde a década de 1990, tornando-se momentos de articulação e preparação para os encontros intereclesiais. As temáticas destes encontros são debatidas a partir das realidades concretas de cada grande região(...) O 6º Nordestão será realizado no período de 19 a 22 de julho de 2012, na Diocese de Itabuna/BA, com o tema: “Justiça e Profecia a Serviço da Vida no Nordeste” e com o lema: "Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu" (Mt 5,10).

OBJETIVO GERAL

- Fortalecer a relação e a articulação na grande Região Nordeste, subsidiando as equipes regionais de CEBs na luta pelo fortalecimento da organização para a melhoria das condições de vida das comunidades.

- Subsidiar as equipes de coordenação e de articulação das CEBs nos regionais e dioceses para dinamizar a organização e a vida das comunidades de base.

- Assegurar uma melhor articulação e atuação dos cinco regionais no grande regional nordeste.

- Aprofundar o tema e o lema do XIII Intereclesial das CEBs que irá acontecer no Crato (Ceará) no ano de 2013.

HISTÓRICO

1. Na região nordestina, pela primeira vez, representantes das CEBs se encontraram no ano de 1992 em Juazeiro da Bahia. Preparava-se o 8° Intereclesial onde as diferentes culturas e sua inserção nas CEBs estava em destaque.

2. 2012. Agora é a vez de Itabuna, realizar o 6º Nordestão das CEBs. A Diocese de Itabuna receberá delegação deste grande nordeste composta por 05 regionais: I- Ceará; II-Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte, Alagoas; III-Bahia e Sergipe; IV- Piauí; V- Maranhão.

Reconhecendo a importância destes encontros é que as CEBs da Diocese de Itabuna, juntamente com todas as pastorais e movimentos, unidos aos padres, Freis, religiosas e o Bispo da Diocese, Dom Ceslau, estamos caminhando rumo ao VI NORDESTÃO DAS CEBs.

Fonte: Site da Paróquia de Santa Rita - Diocese de Itabuna/BA

Nenhum comentário :