"O POVO DO HAITI ESTÁ SOFRENDO E CLAMANDO POR AJUDA" - DIZ SECRETÁRIO GERAL DA CNBB

Visivelmente emocionado, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa descreveu como “uma situação muito dolorosa” o terremoto que vitimou milhares de pessoas no Haiti, na noite do dia 12.

Dom Dimas chegou a Brasília na madrugada de hoje, no voo da Força Aérea Brasileira, e foi ao local do desastre acompanhando a comitiva do ministro da defesa, Nelson Jobim, preocupado em dar apoio espiritual e humanitário a Igreja daquele país, às vítimas do terremoto, em especial a tropa brasileira, que está no Haiti, em missão de paz, desde junho de 2004(...)


“O arcebispo de Porto Príncipe, dois bispos e centenas de religiosos morreram soterrados, e outras centenas estão desaparecidas no meios dos escombros. Em um sobrevoo pela capital, percebemos que a cidade está em ruínas”, relatou dom Dimas.

Segundo o secretário geral, até o momento, há 13 brasileiros mortos e vários outros feridos. Dos mortos são 12 militares e um civil. Os corpos estão sendo alocados em uma câmara fria improvisada, usada anteriormente para resfriar os mantimentos da tropa. “Vários militares brasileiros só estão com a roupa do corpo, perderam tudo, pois até as condições das bases do Brasil foram seriamente danificadas, tamanha a força do terremoto”, disse dom Dimas.

Em sua entrevista, dom Dimas se disse surpreso e agradecido ao Governo brasileiro por se mostrar, tão rapidamente, pronto a ajudar o povo haitiano, em especial aos militares brasileiros que estão em serviço por lá. “Nesse momento eu gostaria de fazer uma homenagem aos nossos soldados. São uns verdadeiros heróis. Trabalhando incessantemente enquanto podem, inclusive chorando as perdas dos companheiros de farda”.

Drª Zilda Arns

“Eu não poderia deixar de mencionar a figura ímpar da nossa Zilda Arns Neumann. Fundadora da Pastoral da Criança, da Pastoral Pessoa Idosa e da Pastoral da Criança Internacional. Ela estava justamente ministrando uma palestra, para um grupo de religiosos, a fim de implantar a Pastoral da Criança em solo haitiano, quando houve o terremoto, vitimando ela, 15 padres e 40 seminaristas. É realmente uma perda inestimável para o povo brasileiro, e para as crianças de todo o mundo”, ressaltou dom Dimas ao final da entrevista.

FONTE:
http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/1254-o-povo-do-haiti-esta-sofrendo-e-clama-por-ajuda-disse-o-secretario-geral-da-cnbb-

Nenhum comentário :