A CULPA DOS HOMENS É FORÇA DO DEMÔNIO?

As cenas são dantescas. Milhares de corpos de pessoas, de todas as idades, espalhados pelas ruas. É o Haiti. Culpa de quem? Evidentemente que o demônio veio cobrar o pacto de 200 anos atrás. Ou então é fruto da religião demoníaca dos haitianos, do vodu.

É incrível como figuras de imagem pública vêm a público para desenvolverem tais pensamentos que demonstram, por um lado, preconceitos raciais e religiosos e, por outro, um total desconhecimento do processo histórico(...)


Lembremo-nos de que o Haiti foi o primeiro país da América Latina a se livrar do colonialismo europeu e a libertar os escravos, aliás, nesse caso a quase totalidade de seus habitantes.

Mas lembremo-nos de que a França exigiu daquele país o pagamento de uma indenização tão grande que o Haiti só terminou de quitá-la na primeira metade do século XX.

E o que dizer de Papa Doc e Baby Doc, títeres dos Estados Unidos chefiando governos violentíssimos que mantiveram o país na extrema pobreza.

Os homens e suas divisões em classes, seus modelos econômicos elitistas, massacrantes e empobrecedores, eis aí os causadores da violência, da opressão, dos sofrimentos físicos e espirituais que os pobres sofrem.

Um fenômeno da natureza como esse, dramático e assassino, não deve ser colocado nas costas de ninguém. É o natural acontecendo. Não há forças malignas ou demiurgas aí. Mas o sofrimento incomensurável daquele povo deve nos levar à reflexão séria de se já não é tempo de eliminar todas as formas de preconceito e de opressão, e de fazer com que todos os humanos, aqueles mais de 7 bilhões que somos, nos consideremos irmãos e irmãs, partícipes da mesma humanidade realçada e revelada na Encarnação.

E lá estava a Igreja, pelas mãos de dona Zilda Arns, dando um curso para religiosos e religiosas, buscando formar lá a Pastoral da Criança. Esta, aqui no Brasil, já salvara e continua salvando milhões de crianças que o sistema econômico destina à morte pela miséria. Lá ela quer fazer o mesmo.

É lógico que a Pastoral da Criança vai agir naquele empobrecido e oprimido país. Só que agora vai ter um auxílio a mais, já que a sua fundadora vai estar olhando por ela, ao lado de todos os santos e santas.

CARLOS SIGNORELLI
PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL

Nenhum comentário :