REFLEXÃO DO EVANGELHO DOMINICAL - Jo 2, 1-11 - 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C

AS BODAS DE CANÁ marcam o início da vida pública de Jesus

SUBSÍDIOS PARA COMPREENSÃO DO TEXTO

O CASAMENTO JUDEU NOS TEMPOS DE CRISTO

A palavra "casamento", que em hebraico toma a forma "hatunnah" ou "misteh", significa "convívio em que se bebe vinho".
O casamento judeu era uma festa que durava, geralmente, sete dias, e em que se comia, bebia, cantava e dançava. Um dos divertimentos prediletos era a brincadeira das adivinhações (enigmas). Talvez daí venha a tradição do nosso povo reunir-se para contar adivinhações. Diga-se, de início, que não eram os jovens que decidiam com quem iam se casar-se. Eram os pais deles, levando em conta os sentimentos deles(...)
Os pretendentes eram arranjados entre os elementos da mesma parentela, embora fosse proibido casar-se com membros muito próximos na família. A cerimônia de um casamento era constituída, na sua quase totalidade, da parte não-religiosa. A parte religiosa constava de uma benção pronunciada sobre o casal e um contrato-legal, que era preparado e aprovado. Primitivamente, não havia a presença de um rabino ou sacerdote. Só recentemente, isso passou a ser adotado.
No primeiro dia, ao entardecer, formava-se o cortejo. A noiva, cingida com o "cinto-de-noiva" e, usando um véu que lhe cobria o rosto, era conduzida da casa do pai dela para a casa do noivo, onde estavam preparados a mesa festiva e o quarto nupcial. O noivo, com uma coroa na cabeça posta pela sua mãe, ia solenemente ao encontro da noiva. Surpreendente é que, durante a festa, mesmo na refeição e animações das bodas, os homens e as mulheres ficavam separados.

MULHER, POR QUE DIZES ISSO A MIM?

Essa passagem é muito polêmica. A palavra fria "mulher", usada por João, deixa transparecer um tratamento menos delicado de Jesus para com sua mãe. Pelo menos é o que dizem alguns intérpretes. Para lançar luz sobre essa passagem, lembremo-nos que essa mesma palavra "mulher" foi usada por João no monte Calvário: Mulher, eis o teu filho." É que João estava comparando Maria com a Eva do Antigo Testamento, a quem Adão chamou também de "mulher": "Ela será chamada "mulher", porque foi tirada do homem (Gn 2, 23).

QUAL O SIGNIFICADO DAS "BODAS DE CANÁ" COMO PONTO DE PARTIDA DA "VIDA PÚBLICA" DE JESUS?

1- Nos livros sagrados, a aliança, o pacto de amor de Deus com a humanidade, é comparado com um "casamento" em que Deus é o noivo e a humanidade, a noiva. Então, o casamento em Caná vem prefigurar o "casamento de Cristo com a humanidade redimida (a Igreja)" na vida pública que ia se iniciar.

2- "A passagem da água para vinho "ocorrida nas bodas tem um profundo significado. A "água" sempre representou a "humanidade" e o "vinho", "a divindade". Então, a transformação da água em vinho representa o assumir da natureza humana pela divindade de Jesus, coisa que se realiza na sua vida pública.

REFLEXÕES:

1- O "casamento", que é usado como símbolo da aliança de Deus com o seu povo, também é usado para representar a ligação de Cristo com a sua Igreja. Cristo é o "esposo" e a Igreja, que somos todos nós, é a "esposa". Então, nosso exemplo de vida é necessário para que nossa Igreja seja sempre bela, pura e fiel ao Divino Esposo.

2- Vamos, no momento, refletir em como estamos vivendo o nosso matrimônio. O casamento não pode ser visto só pelo prisma de "conveniência humana", só pelo prisma da "satisfação sexual". Ele tem que ser visto numa visão mais profu da e divina. Vamos refletir na tremenda responsabilidade de "por filhos no mundo". Certamente, não podemos fazer essas reflexões à luz das novelas que passam na televisão.

3- Vamos pensar no poder imenso que tem Maria como intercessora. Levada pelo desejo de ajudar um casal, que certamente ficaria decepcionada com a falta do vinho no meio da festa, ela conseguiu alterar os planos de Jesus (que são os planos de Deus), e viu realizar-se um dos mais estupendos milagres, que foi a transformação da água em vinho, aquele vinho que fez estalar a língua daquele mordomo e saborear o vinho mais capitoso que já experimentara. Feliz aquele que consegue contratar Maria para sua advogada!

FRANCISCO VALMIR ROCHA

Nenhum comentário :