REFLEXÃO DO EVANGELHO DOMINICAL - Jo 20, 19-31 - 2º DOMINGO DO TEMPO PASCAL - ANO C

“BEM-AVENTURADOS OS QUE CRERAM SEM TEREM VISTO!” (como Abraão e os que creem como nós hoje)


-P A Z – A palavra pronunciada por Cristo na língua aramaica “shalom/salom”(leia-se “xalom”) significa “a prosperidade, o passar bem  material e espiritual, tanto do indivíduo como do grupo”. Não é, portanto, o que se entende hoje pela palavra “paz” aqui no mundo ocidental. É muito magro o conceito de “paz” aqui. Quando um judeu dizia “salom” para outro desejava aquele dom que Deus concedia aos israelitas por força da aliança feita com Abraão, ou seja, tudo aquilo que explicitamos acima...

Nota-se , nesse evangelho, a insistência de Jesus com o desejo de paz. Em poucos versículos, ele repete três vezes “a paz esteja convosco!” É que as portas fechados estavam a denunciar corações medrosos, muito precisados de paz.

-“Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo...”)

Por essa passagem, Jesus faz dos seus apóstolos e dos seus discípulos verdadeiros prolongamentos de si mesmo na continuação de sua missão evangélica. Eles emprestarão a boca para Cristo falar, serão os braços de Cristo para abençoar, para abraçar, serão os pés para visitar os marginalizados como Zaqueu. E esse recado , esse envio, foi feito não só aos apóstolos mas também aos discípulos, discípulos não só daquele tempo como também aos de hoje, que somos nós leigos. Continua a haver Zaqueus, mulheres da vida, mulheres pegadas em flagrante adultério. Lá na ponta da rua onde alguém vai lhe contar as suas mágoas e expor suas dúvidas, você é o continuador de Cristo.

Para que esse grupo saia daquele torpor, para que ele entre a palpitar, a pulsar, Cristo sopra o seu hálito de vida como” Iahweh” no Gen. 2,7: “Então “Iahweh” Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente.” É que a Igreja precisava recriar as criaturas para a vida da graça, precisava fazê-las voltar à intimidade de Deus pela absolvição dos pecados. E só o Espírito Santo poderia recriar o que fora destruído pelo pecado de Adão.
-TOMÉ (Nome aramaico “Toma”, que corresponde em grego a “Dídimo”=gêmeo).

Tomé passou para a posteridade como um homem cético, uma pessoa incrédula. Na realidade, nós não devemos ser pessoas crédulas, pessoas que acreditam com facilidade em tudo. Se alguém chega para você e diz que Nossa Senhora está aparecendo em tal casa, você não tem obrigação de acreditar. Embora a fé seja um dom gratuito de Deus, ela será mais ardente, se envolver nossa inteligência, nossa vontade, nossos sentimentos. Isso é que é” crer de coração”, como diz Frei Clarêncio Neotti, OFM. Assim foi Tomé.

-REFLEXÕES:

-Católico de portas fechadas – “O primeiro dia da semana, estando fechadas as portas por medo dos judeus...”oito dias depois, novamente, “estando fechadas as portas...”

Por duas vezes em uma semana em que Jesus visitou os seus apóstolos e discípulos, eles que deviam estar continuando o trabalho de evangelização interrompido por Jesus, “estavam as portas fechadas”. Eles representam a grande parte dos nossos católicos de hoje...portas baixadas...bocas fechadas. E não é por medo dos judeus, medo de alguma perseguição religiosa. É com medo uns dos outros, com medo de serem chamados de cafona, de beatos, “comedores de hóstia”.  Falar de Cristo, falar de Deus é só com o padre. Para outros ser católicos é só no fim de semana.

- É tempo de encarecer e valorizar a figura do padre -  Prolongamento especial da figura de Cristo na terra, faz-se preciso acentuar a sua força e energia no acendramento da vida espiritual numa cidade e há igrejas em povoados bem populosos ainda fechadas por falta de padres na diocese. Infelizmente, entre as famílias antigas havia um anseio maior para possuir um filho padre. Hoje, muitos pais não se sentem jubilosos, se, afinal, um dia, seu filho de espontânea vontade, diz que quer ir para o seminário.

Por Francisco Valmir Rocha - Animação Bíblica de Camocim/CE

2 comentários :

elivaldo alves rocha disse...

EU ACREDITO NELI SEM VE SEIO K ELI ESTA SENPRE COMIGO MINHA FÉ EM DEUS E GRANDE TODAHORA DODO INSTANTE AMINHA FÉ ESTA SO EM JESUS TODOS INSTANTE U ESTOU REZANDO E ORANDO PRA K NADA DE MAL ME ACONTES NEM EM MI NEM COM MEUS FAMILIARES NEM COM MEUS AMIGOS NEM COM MEUS INIMIGOS NADADE MAL ACONTESA SEIO K ELI EO SENHO DE TUDO E DETODOS

elivaldo alves rocha disse...




Amizade é mesmo assim,
é uma luz que faz a semente
do respeito crescer dentro de nós.
é a flor Florescida da ternura
dentro da mais bela realidade.
pois, amigo é o irmão escolhido
pelo coração Sorria, vai.
você é meu presente, eu
sabia que Deus te enviaria!"






CAMINHONEIRO POR PAIXÃO
Clique aqui