CNLB REALIZA RETIRO QUARESMAL PARA LIDERANÇAS LEIGAS



O CNLB – Diocese de Tianguá realizou no dia 09 de março de 2013 o Retiro Quaresmal para Lideranças Leigas no Centro Missionário São José, abordando o tema: “Fé e Compromisso Social”. O evento contou com a presença de 30 leigos e leigas das seguintes paróquias, áreas missionárias e pastorais: Camocim, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, Croatá, Santo Antônio, Carnaubal e São Benedito...

O assessor Pe. Rocélio (pároco de Timonha/CE) explanou a temática proposta salientando a importância da fé como uma experiência totalizante, uma adesão plena do ser humano ao projeto de Deus que se manifesta no cotidiano da vida. Muito mais do que um conjunto de crenças e práticas religiosas, essa virtude teologal se desenvolve e é cultivada, sobretudo, através de gestos concretos, de ações em prol da justiça, da fraternidade e do amor.

Tendo como referência os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loiola, o retiro seguiu os seguintes passos de meditação: PRESENÇA DE DEUS, LIBERDADE, PALAVRA DE DEUS, CONVERSA E CONCLUSÃO. Através do silêncio e da leitura orante da Palavra de Deus, os participantes puderam refletir e meditar sobre a essência do ser cristão, a identidade e a missão dos discípulos e missionários de Jesus Cristo, o profeta de Nazaré. Nesse aspecto, percebeu-se que as instituições religiosas são importantes, mas não podem se sobrepor àquilo que é essencial no cristianismo, a caridade e a prática da justiça.

Vivemos numa época de profunda crise de valores, o que exige dos cristãos/ãs uma postura mais crítica e uma fé mais consciente. A contemporaneidade a todo o momento nos desafia e nos interpela. Qual será a nossa resposta diante de tantos desafios?

O Retiro foi encerrado às 17h com uma celebração eucarística no bosque do convento. Que Jesus Cristo, Senhor da Messe e do Rebanho, fortaleça e ilumine os leigos e leigas em sua missão de construir o Reino de Deus nas diferentes realidades temporais, como sal da terra e luz do mundo.

Por César Augusto Rocha - articulador diocesano do CNLB

Nenhum comentário :