REFLEXÃO DO EVANGELHO DOMINICAL - Lc 5, 1-11 - 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C


NOTAS PARA COMPREENSÃO DO TEXTO:

- "Lago de Genesaré", "Lago de Tiberíades" e "Mar da Galileia" são a mesma coisa.

- O maior comprimento dele, de norte a sul, é 21 Km (3 léguas e meia).

- A maior largura, de leste a oeste, é 12 Km (2 léguas).

- A profundidade varia de 42 a 48 metros...

- Ele está situado acerca de 208 m abaixo do nível comum dos mares.

- A água é doce, bastante limpa e rica em peixes. A pesca é bastante explorada nele.

- Por ser tão grande, este lago é chamado de "mar" e são comuns as tempestades repentinas nele.

- É formado pelo rio Jordão.

- A mais populosa é a margem ocidental e, no tempo de Jesus, nessa margem, encontravam-se as cidades de Cafarnaum, Tiberíades (cidade fundada em homenagem ao imperador Tibério César) e Mágdala, terra de Maria Madalena.

"Depois, sentou-se e, da barca, ensinava as multidões"

Até o episódio da expulsão de Nazaré, Jesus costumava pregar nas sinagogas. Depois disso, ele abandonou mais as sinagogas e começou a pregar nas praças, nas estradas e nas praias. Não por ressentimento, mas ampliando seu campo de ação, já que a salvação que ele vinha trazer era oferecida a todos e não só aos de Israel. Assim, em vez das quatro paredes, ele passou a pregar a céu aberto, às margens do Mar de Tiberíades ou à luz do sol. Frei Clarêncio Neotti, OFM entra num detalhe. Ele fez questão de estender seu domínio até sobre as ondas do mar, desdenhando o poder dos demônios, pois, naqueles tempos, na mentalidade do povo, os demônios moravam nas profundezas da água do mar. (Vide Frei Clarêncio Neotti, OFM, no seu livro "Ministério da Palavra" - Ano C - pag. 57).

Então a barca de Pedro virou tribuna para a pregação

Neste Evangelho, já se nota a predileção de Jesus por Pedro, o escolhido para reger a sua futura Igreja. Ele preferiu a barca de Pedro entre as outras que lá estavam. Depois, o convite especial feito a Pedro para buscar águas mais profundas ("Quando acabou de falar, disse a Simão...). Em terceiro lugar, aproveitando-se da imagem de um Pedro ajoelhado, apontou as qualidades de um apóstolos de Jesus.

Qualidades essenciais para ser um apóstolo

Para serem pescadores de homens, isto é, "para serem apóstolos, Jesus não lhes pede nem ciência nem jeito nem santidade prévia", diz Frei Clarêncio Neotti, OFM. Mas, continua o comentarista bíblico nessa passagem, Ele exige duas condições: "confiança incondicional em Jesus (Fé) e reconhecimento da própria nulidade". Pedro envelhecera lançando a rede naquele lago, o qual ele conhecia palmo a palmo. Sabia que, se não tinham pegado nada durante toda a noite, nada encontrariam horas depois; mas não titubeou sob a palavra de Jesus. Nós já conhecemos essa exigência em todo o Evangelho. A fé em Jesus é a condição indispensável para qualquer milagre. Essa fé foi o que faltou em Nazaré. A segunda condição é o reconhecimento da própria nulidade, situação de Pedro ("Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador"). É o que se consegue com o esvaziamento de todo orgulho humano. Enquanto a Fé amarra a pessoa a Deus, o esvaziamento do orgulho humano a desenraíza do poderio humano.

Reflexões:

a) "Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca...de hoje em diante, tu serás pescador de homens".

"Avançar para águas mais profundas" significa buscar áreas mais afastadas, a daquelas pessoas que nunca vão à igreja ou aonde o padre não pode chegar. Há peixes que habitam regiões mais profundas do mar - as regiões abissais - e nunca chegam à superfície.

"Lançar as redes para a pesca" é uma expressão que Jesus criou para significar essa abordagem do outro quando queremos conquistá-lo para Deus. É o símbolo da luta missionária. Para isso, as malhas das redes têm que estar bem limpas. Quando passamos pela linha d'água de nossas praias cearenses, vemos os nossos pescadores, aliados aos seus companheiros e embalados ao doce remanso das ondas, batendo as redes com uma varinha, limpando-as de todos os resíduos que as águas deixaram enganchados nas malhas, da pescaria anterior. As malhas limpas deixam a rede da cor da água a ponto de enganar o peixe. Assim, deve ser a nossa abordagem: inteligente e oportuna.

b) O Evangelho de hoje também está alertando para os que atribuem um poder exagerado às táticas de convencimento, maneiras empregadas de conduzir a multidão, rasgos de eloquência, prescindindo do toque divino da Graça, da intervenção divina. Veja bem! Os apóstolos, pescadores experientes e curtidos na faina pesqueira, haviam lançado as redes a noite inteira e nada tinham pegado. Foi só Jesus falar, as redes se encheram. Sobre esse assunto, nós temos a Carta Apostólica "Novo Millenio Ineunte" (em Português: "Ao começar o novo milênio"), publicada ao término do jubileu do ano 2000, em que o Papa adverte "para o perigo de os cristãos confiarem mais na própria experiência e nas técnicas de convencimento do que na Graça do Senhor". (Veja Frei Clarêncio Neotti, OFM no seu livro "Ministério da Palavra" - Ano C - Pag. 58).

Por Francisco Valmir Rocha - animação bíblica de Camocim/CE

Nenhum comentário :