REFLEXÃO DO EVANGELHO DOMINICAL - Mc 10, 17-30 - 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

 -“REINO DOS CÉUS conforme Mateus – “REINO DE DEUS” conforme os outros evangelistas.
 
O Reino de Deus é a ideia central de toda a pregação de Jesus. Não é por coincidência que essa expressão está em toda parte nos evangelhos: 14 vezes em Marcos, 39 vezes em Lucas e a expressão “Reino dos Céus” está 39 vezes em Mateus(...)

O REINO DE DEUS é o reinado de Deus sobre os nossos corações, que começa nesta terra de maneira escondida e humilde e continua na Eternidade com glória.

-“Naquele tempo, quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a Vida Eterna?”
O episódio acima fica mais emocionante, se levarmos em conta que o alguém que veio correndo é um jovem (Mt 19,20). Então caminhava Jesus para Jerusalém quando um moço, nos arroubos dos seus jovens anos, chegou correndo, ajoelhou-se aos pés dele e perguntou-lhe:”...que devo fazer para ganhar a Vida Eterna?” Jesus constatou fascinado que ele cumpria, de fato, todos os mandamentos da lei de Deus desde os seus mais tenros anos, o que já deixa todos os jovens de hoje para trás. Lendo o interior do jovem, Jesus constatou que era verdade o que ele dizia, pois Ele olhou com amor para ele. Mas, quando o jovem ouviu “vende tudo o que tens e dá aos pobres”, a coisa mudou. De afogueado que vinha, o jovem entristeceu, porque era muito rico. Motivo da tristeza: as riquezas terrenas já tinham dominado o jovem coração; e de maneira tão forte que ele não teve coragem de corresponder ao olhar tão carinhoso de Jesus e aceitar o convite. Duas grandes forças o puxavam para trás: o fascínio puro e simples das riquezas e a mentalidade judia daquele tempo (errônea) de que ser rico  era ter merecido receber as bênçãos de Javé, ser pobre era não ter merecido tal dádiva: interpretação errada do Deuteronômio (28,2s) : “Bendito seja...o fruto do teu solo, o fruto dos teus animais, a cria das tuas vacas e a prole das tuas ovelhas! Bendito seja o teu cesto e a tua amassadeira!” Então, de acordo com a mentalidade judia, ser rico era sinal de estar nas graças de Deus e os pobre eram tidos como pecadores. Jesus, então, enfrentava uma resistência duplicada à aceitação do seu Reino. Daí a sua triste constatação: “Como era difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” E o grau da dificuldade: “È mais fácil um camelo  passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” Para compreender a dificuldade nua e crua de um rico entrar no Reino de Deus, constate que um “camelo” aqui é um cabo de grande bitola, uma corda grossa usada na Marinha. Fazer um cabo passar pelo buraco de uma agulha?!...
-MAS ONDE ESTÁ A MALIGNIDADE DAS RIQUEZAS?

O “Reino de Deus”, que podemos também chamar de “Vida Eterna”, é o domínio de Deus em nossos corações, que começa ainda nesta terra de maneira escondida e humilde e continua na Eternidade com glória. A definição está na coluna-laranja do jornal O Domingo de 11.10.2009 (Pe. Nilo Luza): “Vida Eterna é a vida que se inicia no presente e vai além destes poucos anos de nossa existência – é a vida que perdura para sempre.” Então, onde está a malignidade das riquezas? Nós sabemos que o nosso coração é exclusivista. É o templo de um Deus só. Se o “Dinheiro” se entronizar dentro dele, não sobrará lugar para Deus. É simples! E a conclusão está também estampada na bem apresentada coluna-laranja do Pe. Nilo Luza de mesma data: “A riqueza não pode tomar conta do coração (ou seja, você não pode deixar-se dominar pelo “Dinheiro”); quando isso acontece, já não há espaço para Deus nem para os irmãos e irmãs.”

-REFLEXÕES PARA O CÍRCULO BÍBLICO:
  -Procure sentir qual é o espaço que o Dinheiro está ocupando no seu coração e reflita que ele é o maior responsável pela ausência de Deus nele. O desapego é a condição primeira para entrar no Reino de Deus.

Por Francisco Valmir Rocha - Animação Bíblica de Camocim/CE 

Nenhum comentário :