POLÍTICA : VOCAÇÃO OU PROFISSÃO ?

Estamos encerrando o mês de Agosto consagrado ao tema: VOCAÇÃO! Nesse mês vocacional, refletimos, aprofundamos, celebramos e divulgamos a vocação fundamental de todo ser humano e as vocações específicas, visando sempre a realização do Plano maravilhoso de Deus para a Humanidade. Neste sentido, transcrevo e comento alguns ítens da Tese sobre o "Poder Obediencial", de Enrique Dussel(...)

"Max Weber tem um curto trabalho sobre a política como profissão ou como vocação. Nesse sentido, o ofício político pode ser interpretado e vivido existencial e biograficamente pelo sujeito como uma 'profissão' burocrática, em certos casos muito lucrativa, ou como uma 'vocação' motivada por ideais, valores, conteúdos normativos que mobilizam a subjetividade do político a uma responsabilidade em favor do outro, do povo."

Após citar alguns exemplos, constata: "Não é, então, impossível imaginar que aquele que escolhe a profissão de político rapidamente aceite as propostas de Fausto e 'venda sua alma ao demônio' da fetichização usando o exercício do poder para seus próprios fins, pessoais ou de grupo. Assim, nasce a política como 'profissão' e os partidos políticos como 'máquinas eleitorais' que impõem seus candidatos burocratizados em benefício do próprio partido". E, propõe: "Pelo contrário, deve-se lutar para o nascimento e crescimento de uma nova geração de patriotas, pessoas que se decidam a reinventar a política. ( ...) 'Vocação' significa 'ser chamado' (do verbo vocare) a cumprir uma missão. O que 'chama' é a comunidade, o povo. O 'chamado' é o que se sente 'convocado' a assumir a responsabilidade do serviço. Feliz o que cumpre fielmente sua vocação! Maldito aquele que trai porque será julgado em seu tempo ou pela história!".

Tem muita razão Ruben Alves quando afirma: "Política como vocação é das mais sublimes atividades humanas; como profissão é a mais vil".

Autor: Laudelino Augusto - Presidente do CNLB

Nenhum comentário :