
“A terra foi profanada por seus habitantes,
porque transgrediram as leis,
violaram as regras e romperam a aliança eterna” – Is 24, 5(...)
Saudações em Cristo Jesus!
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) reunido na XXXI Assembleia Geral Ordinária – Rio de Janeiro, vem por meio desta, manifestar apoio à realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio +20 que realizar-se-á de 13 a 22 de junho do corrente ano para discutir e aprofundar os temas pertinentes ao desenvolvimento sustentável do planeta, bem como garantir os compromissos políticos nacionais e internacionais assumidos em defesa do meio ambiente.
Enquanto leigos e leigas, agentes de transformação social, temos consciência da crise ambiental em que vivemos, imposta, sobretudo, por um modelo político e econômico neoliberal e globalizado que tem como parâmetros absolutos o lucro e as leis de mercado, em detrimento à vida em suas múltiplas acepções. Urge, portanto, uma nova tomada de consciência e principalmente, uma estratégica junção de forças, ações e iniciativas que possam avaliar o progresso alcançado nos últimos 20 anos, as lacunas ainda existentes na implementação dos acordos nacionais e internacionais, bem como os desafios novos e emergentes.
As dores e angústias da Mãe terra e dos povos que a habitam, precisam ecoar em nossas vidas e encontrar ressonância nesta conferência. Erradicar a pobreza, a desigualdade social e a fome e que assolam a humanidade precisam ser compromissos diuturnos de todos aqueles e aquelas que acreditam na utopia real e presente de um mundo mais justo e sustentável.
Não poupemos esforços, pois, para que a Rio+20 seja um sucesso.
Fraternalmente,
Laudelino Augusto dos Santos Azevedo
Presidente


Nenhum comentário :
Postar um comentário