DIOCESE DE TIANGUÁ REALIZA O II SEMINÁRIO DE GESTÃO ECLESIAL


Por iniciativa do bispo D. Francisco Javier, a Diocese de Tianguá reuniu nos dias 25 e 26 de fevereiro, mais de 70 pessoas no II Encontro de Gestão Eclesial. O foco do encontro foi o estudo do "Manual de Procedimentos Administrativos".

Com a Assessoria do Sr. Valmir Andrade (ecônomo da Diocese de Sobral), da Sra. Maria Estefânia (especialista em RH) e de D. Francisco Javier (bispo diocesano), foi iniciado o estudo do “Manual de Procedimentos Administrativos”(...) Este manual, publicado pela CNBB, é fruto de muitas experiências e dos seminários que a CNBB realizou em todo o Brasil.

Neste encontro foram abordados os dois primeiros capítulos: I. Organização Diocesana (D. Javier) e II. Departamento de Recursos Humanos (Valmir e Estefânia). O Manual é muito prático e acessível, mas seu estudo com a presença de todos os padres, membros dos conselhos administrativos, tesoureiros(as), secretários(as), bispo e cúria diocesana, respalda a busca de procedimentos corretos e de uma caminhada comum.

Ao final do encontro, no pronunciamento de D. Javier e com aprovação quase unânime da assembleia, foi contemplada a criação do Departamento Diocesano de Recursos Humanos, que passará a funcionar na Cúria Diocesana. Ficou decido que, obedecendo ao processo de estudo e organização, ao longo do ano será maturada a criação do escritório contábil, com profissionais contratados. Com isto se unificará também a contabilidade diocesana.

Ficou decidida ainda a revitalização do CAD (Conselho Administrativo Diocesano). É bom que se diga que o CAD foi fundamental na recuperação da economia diocesana, num processo árduo e desgastante conduzido pelo Pe. Antônio Irineu e Frei Vicente Melcon. Portanto, em boa hora, está sendo revitalizado. Entendemos que o alicerce e os fundamentos foram colocados, agora é dar início a construção das paredes do edifício.

Tanto para D. Javier, como para a maioria dos participantes, o encontro atingiu a sua meta. Ficou claro que uma Igreja livre e servidora precisa gerir com excelência os recursos a serviço da sua missão. Que as bênçãos de Deus e a proteção de Maria alcance a todos.

FONTE: SITE DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Nenhum comentário :