IMPACTO AMBIENTAL É TEMA DA CF/2011

Com o objetivo de conscientizar a comunidade cristã sobre a gravidade das consequências do aquecimento global e das mudanças climáticas é que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e demais congregações envolvidas na realização da Campanha da Fraternidade (CF) decidiram enfocar o tema "Fraternidade e a vida no planeta” na CF 2011(...)

Com base no lema "A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22), a expectativa é que a Campanha possa motivar as comunidades a participarem dos debates e ações que visam buscar alternativas para preservar as condições naturais de vida do planeta, e assim, tentar reduzir os impactos ambientais cada vez mais frequentes na população mundial.

Embora o lançamento nacional da CF 2011 aconteça apenas na quarta-feira de Cinzas (9 de março), diversas dioceses brasileiras já estão promovendo cursos de formação para animadores da Campanha, onde aprofundam os conhecimentos sobre o tema e planejam as estratégias de ação.

Durante todo o período da Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa, a Campanha da Fraternidade buscará mobilizar comunidades, Igrejas e sociedade em geral para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global.

Além disso, orientará as pessoas a adotarem atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a valorização da vida como referência no relacionamento com o meio ambiente.

"Somos todos responsáveis por tudo que acontece ao nosso redor e não devemos estar alheios. Observando toda a situação do meio ambiente nos sentimos interpelados. E daqui a 15 dias o tempo da quaresma se inicia e durante esses 40 dias a igreja convida a todos a refletirmos sobre como estamos interagindo com a natureza", declarou o bispo Dom João Maria Messi, por ocasião do anúncio da Campanha da Fraternidade em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

O Padre Gilson Soares, da Regional Nordeste 1 da CNBB, no Ceará, também enfatizou que "relação do ser humano com a natureza pode se tornar melhor como gestos que se traduzam no cuidado com o uso da água, energia e manejo do lixo, por exemplo”.

Aproveitando o momento em que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 como o ‘Ano Internacional das Florestas’, a CF auxiliará na promoção da discussão sobre os problemas ambientais, mostrando sua gravidade e urgência para ações específicas, através da troca de experiências e alternativas para superação dos problemas provocados pelo aquecimento global.

Mudanças Climáticas

De acordo com estudos científicos, desde o ano de 1750 a temperatura da Terra vem aumentando. Até o ano de 2006 o aumento registrado foi de 0,7ºC, e a previsão é a de que até 2050, a temperatura aumente 2,4ºC, mesmo com as mudanças no padrão de produção e consumo. Sem essas medidas, a temperatura pode aumentar ainda mais e chegar até 4ºC.

O resultado deste aquecimento é que as geleiras derretem e aumentam o nível dos mares, causando a migração de populações para outras áreas. Além disso, outros fenômenos climáticos se intensificam como as tempestades, furacões, enchentes e secas mais amplas e prolongadas.

Os três principais gases que provocam o efeito estufa são o dióxido de carbono (CO2), proveniente das queimadas de combustíveis fósseis e das queimadas de árvores; o metano (CH4), produzido por campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras; e o óxido nitroso (NO2), advindo principalmente da agricultura, pela fertilização do solo e por defensivos agrícolas.

Com informações da CNBB.

FONTE: ADITAL

Nenhum comentário :