ARTICULAÇÃO E CRIAÇÃO DOS CONSELHOS PAROQUIAIS DE LEIGOS NA REGIÃO NORTE

O Conselho Diocesano de Leigos/as iniciou as suas atividades em 2011 visitando as paróquias da Diocese de Tianguá, com o objetivo de articular e dar os primeiros encaminhamentos para a criação do Conselho Paroquial de Leigos/as em cada uma das 15 paróquias da diocese. Nos dias 26 e 27 de fevereiro, os articuladores diocesanos César Rocha e Fábio de Melo visitaram as paróquias de Timonha, Granja, Chaval, Barroquinha e a área missionária de Parazinho(...)

Durante a visita, foram destacados os seguintes pontos na explanação:

O Conselho Paroquial de Leigos é um organismo de articulação, organização e representação dos cristãos leigos em nível paroquial. É parte integrante do Conselho Diocesano de Leigos e do Conselho Regional de Leigos, os quais, por sua vez integram o Conselho Nacional do Laicato do Brasil - CNLB(...)

Não se trata de mais um "movimento" ou "pastoral", mas de um organismo que busca integrar os movimentos, pastorais e os leigos presentes em outras organizações eclesiais (paróquias, comunidades, associações etc), organizados em nível paroquial, bem como os leigos, inclusive de outras denominações cristãs, comprometidos com a evangelização e não integrados em grupos apostólicos.

Também não devem ser confundidos com os Conselhos Paroquiais de Pastoral, cuja função específica é a de planejar e executar as atividades pastorais da paróquia, na vida interna da Igreja. Uma função, portanto, prioritariamente "ad-intra". Aos Conselhos de Leigos compete antes articular e organizar a ação dos fiéis leigos para que possam melhor cumprir sua vocação e missão na Igreja, mas, sobretudo, no mundo, respondendo aos imensos desafios do vasto e complicado mundo da política, da economia, da cultura, das ciências e das artes... . Dessa forma, embora todos os organismos da Igreja sejam co-responsáveis na evangelização da sociedade como um todo, aos Conselhos de Leigos é atribuída a tarefa imensa e difícil de transformar, por dentro, as estruturas sociais que estão a serviço de um sistema excludente e profundamente injusto, isto significa que sua ação deve ser prioritariamente "ad-extra".

O Conselho Paroquial de Leigos deverá alcançar os seguintes objetivos específicos:

· Animar e promover a vocação e a missão dos fiéis leigos na sociedade.
· Animar e promover a organização dos fiéis leigos em associações religiosas, movimentos eclesiais, pastorais, grupos e outras formas associativas, para vivência e realização de sua vocação e missão na sociedade, bem como nas comunidades da Igreja.
· Despertar os fiéis leigos, a fim de que desenvolvam uma consciência crítica de sua fé, para uma ação transformadora da sociedade, partindo de uma análise sócio-econômica, política, cultural e religiosa, de um aprofundamento bíblico- teológico, à luz da Evangélica opção preferencial pelos pobres.
· Incentivar e subsidiar a formação dos fiéis leigos para que participem de associações, sindicatos, partidos políticos, meios de comunicação social, movimentos populares e outros, à luz da fé e do Evangelho.
· Ser instrumento de expressão, comunicação e comunhão dos fiéis leigos e de suas organizações e ser instrumento de representação dos mesmos junto aos setores organizados da sociedade.
· Elaborar subsídios e prestar assessoria na formação integral e permanente dos fiéis leigos.
· Fornecer subsídios aos fiéis leigos que atuam em organismos pluralistas, a fim de ajudá-los em suas relações com grupos de outras crenças, visando a uma ação conjunta em favor das grandes causas da humanidade.
· Aprofundar e difundir a espiritualidade dos fiéis leigos - comprometidos na Igreja e no mundo.
· Participar das reflexões com as outras Igrejas Cristãs, visando à caminhada ecumênica, frente à realidade sócio-econômica, política, religiosa e cultural, exigida pelo Reino de Deus.

Em cada uma das localidades visitadas foram formadas comissões para a articulação dos conselhos paroquiais, distribuídas da seguinte forma:

TIMONHA:

COORDENAÇÃO DO CONSELHO PAROQUIAL DE LEIGOS/AS:

- BENEDITO GONÇALVES DA COSTA JÚNIOR

- RAIMUNDO NONATO SILVA MACHADO

- RENATA PEREIRA DA COSTA

- MARIA DE FÁTIMA SANTOS DA COSTA

PARAZINHO:

COORDENAÇÃO DO CONSELHO PAROQUIAL DE LEIGOS/AS:

- SILVIA MARIA DO NASCIMENTO

- FRANCISCO MATEUS PINTO

- FERNANDA SOUSA

- FERNANDA TABOSA DOMINGOS

GRANJA:

COORDENAÇÃO DO CONSELHO PAROQUIAL DE LEIGOS/AS:

- FRANCISCO FELIPE BARROS DA FONSECA

- JULIANA DOS REIS DUTRA

- MANOEL GUILHERME DA CUNHA NETO

- TÂNIA MARIA MAGALHÃES ARAGÃO

CHAVAL:

COORDENAÇÃO DO CONSELHO PAROQUIAL DE CHAVAL:

- JOSÉ DE ANCHIETA RODRIGUES ARAÚJO

- FRANCISCA LOPES DA SILVA SOUSA

- BENEDITO EVILTON DE SOUSA

- MARIA DE LOURDES DA SILVA

BARROQUINHA:

COORDENAÇÃO DO CONSELHO PAROQUIAL DE BARROQUINHA:

- DALMIR MOREIRA DE BRITO

- ELSA MARQUES

- MARIA VERAS DE ALMEIDA

- FRANCISCO PAULO GOUVEIA FARIAS

Que Bom Jesus abençoe a nossa caminhada e revigore o nosso ardor missionário!!

Por CÉSAR AUGUSTO ROCHA - Articulador do Conselho Diocesano de Leigos

Nenhum comentário :