REGENERAR A CAMPANHA

Temos pela frente mais uma semana de campanha eleitoral, em segundo turno para a Presidência da República.

Viria bem a propósito uma sugestão: quem sabe nesta semana daria para regenerar a campanha, livrando-a de sua mediocridade, e de muitos equívocos que a caracterizaram até aqui?(...)


Quem sabe, ainda daria para debater propostas concretas de governo para os próximos quatro anos, sem perder de vista, claro, as perspectivas de um projeto de Brasil a longo prazo. Realizar em torno destas propostas uma discussão franca, aberta, aprofundada, procurando garantir a viabilidade de tudo o que cada um pretende fazer
A discussão poderia ser conduzida pelos dois candidatos, mas poderia se estender aos chefes dos partidos, visando o engajamento dos parlamentares para a formulação e execução dos planos de governo.

Poderia, poderia, poderia!

Mas infelizmente não vai acontecer. Está mais do que evidente que não existe ambiente para isto. A campanha já foi contaminada pelo vírus dos ataques pessoais entre os candidatos, na tentativa de desmerecer o adversário e solapar sua imagem junto aos eleitores.

Seria ingenuidade pensar que nesta última semana a campanha vai melhorar. Os ataques vão continuar, as tentativas de desestabilização também. Nada vai ser alterado. As eleições poderiam ser feitas neste domingo, embora cada lado esteja pensando como aproveitar estes dias que ainda faltam para talvez desferir um golpe mais certeiro que produza um efeito mais evidente, fazendo pender a balança para o seu lado.

Portanto, está anunciada mais uma semana de encenação inútil, de promessas infundadas. Esta campanha passará para a história como a mais suja já realizada no Brasil, levantando grandes apreensões sobre as futuras campanhas, se não forem tomadas em tempo sábias providências, a serem transformadas em leis claras e severas, capazes de coibir os abusos.

Dado que as coisas assim estão, vamos nos alertando para o exercício do discernimento. É importante conferir como é composta a pauta dos noticiários televisivos, a capa das revistas, a primeira página dos grandes jornais. Numa aparente e elegante neutralidade, vão desfilando em sequência matérias trazidas à tona e enfileiradas com o único escopo de desfazer a imagem do adversário. Sim, do adversário, porque os grandes meios de comunicação sabem muito bem escolher quem é o seu candidato, e quem é o seu adversário. E não vão poupar nenhum cartucho que julgarem capaz de causar estrago efetivo.

Esta é a realidade política neste país chamado Brasil.

O que fazer? Valorizar ainda mais o voto! É com ele que podemos frustrar quem faz da política um meio de conseguir o poder, para colocá-lo a serviço dos seus interesses pessoais e corporativos, instrumentalizando a fé e as instituições eclesiais.

O voto é nossa arma verdadeira. Ele é a pequena pedra que Davi colocou em sua funda, no combate contra o gigante Golias. A verdadeira vitória eleitoral, desta vez, não é em primeiro lugar "ganhar a eleição", mas derrotar as trapaças eleitorais. Isto a gente faz demonstrando que votamos, não levados pelas falsas acusações que se propagaram em abundância nesta campanha, mas pela vontade livre de cada eleitor, definida a partir da proposta de governo que cada eleitor achar mais conveniente para todo o povo brasileiro e para o futuro do nosso país.

FONTE: DOM DEMÉTRIO VALENTINI - Bispo de Jales (SP) e Presidente da Cáritas Brasileira

2 comentários :

Aborto Não PT Não disse...

"Se algum padre ou algum bispo pretende ser prudente e guardar o silêncio, eu não guardarei, porque não quero entrar para história como os bispos que covardemente não levantaram a voz quando Hitler começou a governar a Alemanha em 1933." (Pe. Paulo Ricardo, sobre o PNDH-3)

"Porque se a gente se calar, as pedras vão falar. E vai ser ... uma vergonha muito grande se as pedras falarem porque os cristãos não se pronunciam." (Padre José Augusto, sobre o PT na Canção Nova)

"Não podemos nos calar!" (Dom Aldo Pagotto, sobre a Cultura de Morte no governo)

Muitos padres e pastores ergueram corajosamente sua voz para denunciar a Cultura de Morte do governo. Vamos também nós fazer o que estiver ao nosso alcance!

O site * www ponto ABORTOnaoPTnao ponto com * é uma FERRAMENTA que nos ajuda a deixar descoberta a Verdade sobre como o atual governo está tentando implantar a Cultura de Morte no Brasil. O site tem um histórico de notícias, é simples de acessar e fácil de divulgar!

Ajude a divulgar escrevendo uma postagem no seu blog e enviando e-mails para seus amigos! Mostrar a Verdade sobre o que o atual governo está fazendo em relação ao aborto é um ato de Amor com os brasileiros e patriotismo.

Alguns "fatos", não "boatos", a serem conferidos no site:

* UM DIA DEPOIS do primeiro turno, Ministério da Saúde continua projeto: "Estudo e Pesquisa - DESPENALIZAR o Aborto no Brasil"
* Como pré-candidata, Dilma ALTERA radicalmente discurso sobre aborto e fé
* Dilma diz que é um absurdo que não haja a DESCRIMINALIZAÇÃO do aborto no Brasil
* Dilma defende "atendimento PÚBLICO para quem estiver em condições de fazer o aborto ou querendo fazer o aborto"
* Igreja chama Lula de "novo Herodes" devido a DECRETO pela legalização do aborto
* Ministério da Saúde financia filme pró-aborto
* PT PUNE deputados por serem contra o aborto

"Aquele que conhece a Verdade e não a proclama é um covarde miserável e não um cristão." - São Pio V

carlos jardel disse...

A política e os cavaleiros templários em nome do santo sepulcro
Revestidos de uma invulnerável armadura, empunhando espadas e escudos cibernéticos de alta tecnologia virtual, prontos para defender a ferro e fogo o santo sepulcro contemporâneo, fiéis internautas templários católicos, de carteirinha, diplomados em uma espécie adocicada de evangelização “adocicada” sob a sombra e o ar fresco de uma ausente e incisiva manifestação forte e fiel da Igreja católica, estão confusos, e causando bastante confusão a respeito do 2º turno da eleição presidencial. Leigos sem militância social em nenhum partido político, associação comunitária, sem vivência comunitária em seu próprio bairro, ou até mesmo na própria doutrina da instituição católica, estão fazendo em nome da Igreja e de Cristo, um lamentável e deplorável jogo midiático e sensacionalista, difamatório, irresponsável e que alude ao projeto neoliberal, em outrora, e desde sempre, repudiado pelo Cristo Libertador, quando denuncia as injustiças, mas, dando a “César o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”
Meras suposições
O boato evidente trata do “aborto”, que “supostamente” é um projeto de lei a ser aprovado pelo partido dos trabalhadores, que supostamente, através da candidata Dilma, postulante ao cargo presidencial o aprovará; boatos e suposições. Ocorre que renomados meios de comunicação, vinculados à igreja católica, incorporaram ao sistema imperial de manipulação de massa. Ludibriando os pequenos, manipulando uma gama de alienados que passaram a tratar do assunto de forma discriminatória e ‘pessoal condenável’, transformando Jesus Cristo e seus ensinamentos em “balela” colocando as pérolas preciosas das palavras de “Messias” em focinhos de porcos cujo destino é a lama.
É desta forma que Blogs, Sites, Orkuts, mensagens de emails e até mesmo discursos clericais tem procedido quando se referem ao 2º turno das eleições presidenciais
O aborto deve ser combatido sim, a igreja deve tomar partido pela vida, deve ser profeta, corajosa e audaciosa, mas não deve ser estúpida ao ponto de entrar em joguinhos ideológicos que se camuflam e infiltram-se gerando a subserviência cômoda e típica da burguesia que nunca fez opção preferencial pelos pobres, mas são concomitantes com parte da burguesia eclesial.
Eu em minha pobre e simples reflexão, um iletrado seguidor do Cristo Libertador e Popular, talvez esteja sendo agressivo, ou ignorável, mas, ouso dizer que: todos da igreja Católica Apostólica Romana e demais, ( incluindo padres e bispos) que aderem a esta manobra política, pautada simplesmente no Aborto, estão absolutamente errados, não pela nobre causa de se defender a vida, mas pela concordância indissolúvel da maculação ao próximo sem evidências, e por confundirem a cabeça dos pequeninos. “ai de vós que escandalizam os pequeninos”.
Saúde, educação, segurança pública, reforma agrária, morte dos rios e matas em nome do progresso, massacre das culturas tradicionais, pedofilia e outras atrocidades cometidas pelo governo e pelas igrejas, também são formas de abortos, quando não aplicadas de forma correta e vigilante por nós, cavaleiros templários do império midiático massivo.
Minha oração
Senhor Jesus, abençoa a Dilma e o Serra e principalmente aqueles que pensam que seguem teus ensinamentos, mas que na realidade te perseguem. Concede-nos o discernimento necessário para que juntamente com a catolicidade não caíamos no abismo do inferno. Que nossos passos largos desvirtuados e confortáveis encontrem o caminho que leva à porta estreita. Ensina-nos a entender e aceitar o profetismo para que possamos ter coragem de profetizar a tua igreja, hoje e sempre. Axé Amem!

Carlos Jardel dos santos