TERREMOTO NO CHILE: MORTES AUMENTAM E SE PLANEJA RECONSTRUÇÃO

O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile na madrugada deste sábado, 27, resultou na morte de 82 pessoas até o momento. A informação é do ministro do Interior chileno, Edmundo Perez, que também indicou a possibilidade de o número aumentar.

Clique e veja o site com fotos do terremoto no Chile

Imagens da TV local mostraram que um prédio de 15 andares ruiu em Concepción, no sul do Chile, uma das regiões mais afetadas, onde fendas se abriram nas ruas(...)

Um tsunami arrasou metade de um povoado na ilha chilena de Juan Fernández, localizada a 600 quilômetros da costa e quase na altura de Santiago. O tsunami ameaçava atingir a Ilha de Páscoa, segundo a presidente Michelle Bachelet. "Há uma enorme quantidade de danos que não sabemos a exata dimensão, que está sendo avaliado", disse Bachelet a jornalistas.

Ela declarou as regiões de Maule, onde se concentrou a maioria das vítimas, e Bío-Bío como zonas de desastre. "Eu nunca na minha vida passei por uma experiência de tremor como essa, é como o fim do mundo", disse um homem à TV local da cidade de Temuco.

Plano de Reconstrução

De acordo com o presidente eleito Sebastian Piñera, seriam pelo menos 122 pessoas mortas e houve sérios danos para a infraestrutura do país. "Quero compartilhar da dor dos familiares das mais de 122 pessoas que perderam a vida neste terremoto. É provável que este número aumente. Temos também muitos feridos", disse Piñera a jornalistas.

Piñera, que assumirá a presidência do Chile em 11 de março, disse que coordenará com a presidente Michelle Bachelet e sua equipe um plano de reconstrução que será necessário ao país, acrescentando que as perdas em infraestrutura foram muito grandes. "Isso significa um duro golpe para a infraestrutura deste país, há perdas muito importantes em termos de infraestrutura de vias, aeroportos, portos e também em setores ligados à habitação", acrescentou.

FONTE:
CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário :