REFLEXÃO DO EVANGELHO DOMINICAL - Lc 6, 17.20-26 - 6º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C

NOTAS PARA COMPREENSÃO DO TEXTO:

- TIRO era uma cidade fenícia situada numa ilha do Mediterrâneo, cidade pagã, que tinha intercâmbios comerciais com Israel.

- SIDÔNIA (também chamada SIDON) era a principal cidade fenícia, também cidade pagã que tinha intercâmbios comerciais com Israel. Hoje ela faz parte do Líbano.

Nota-se no evangelho de Lucas, mais do que nos outros evangelistas, uma presença maior de pessoas de nacionalidade estrangeira, pagãos como os tírios e sidônios pelos motivos seguintes. Lucas não era judeu, era pagão convertido(...)
Por isso, uma das características do seu evangelho é a universalidade, isto é, ele procura enfatizar que Jesus veio para todos: judeus e pagãos. Portanto, ele é descomprometido com os usos e costumes judeus e direciona o seu evangelho para os pagãos, infiéis, pobres e indiferentes.

BEM-AVENTURADOS VÓS, "OS POBRES", PORQUE VOSSO É O "REINO DE DEUS"

Embora estivesse acompanhado de grande multidão quando inicia o sermão das bem-aventuranças, Jesus se dirige aos seus discípulos, é o que se nota. Isso não quer dizer que as bem-aventuranças sejam um privilégio dos seus discípulos. É que Jesus quis confiar esse legado precioso às colunas-mestras da sua Igreja: os discípulos, que são os divulgadores-mestres da sua doutrina.

"Bem-aventurados vós, os pobres..." - Mas que pobres? Será que os ricos não entram no Reino de Deus? Não há dúvidas que Ele se dirigiu aos pobres (os desprovidos de bens), mas foi com o seu olhar voltado para o "despojamento", o estado de espírito ideal para se aceitar o Reino. Os "pobres" são equiparados às crianças ("os pequeninos") e aos humildes, que são os mais disponíveis. Os ricos, de modo geral, não são disponíveis para aceitá-lo, porque o coração deles, geralmente, já está ocupado. Veja o trecho de Mateus (Mt 6, 19 e ss): "Não ajunteis para vós tesouros na terra..., pois onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração." Jesus não entregou o seu Reino à classe social dos pobres. Os ricos também terão o Reino, desde se façam como a maioria dos pobres: "despojados". A famosa coluna-laranja do jornalzinho "O Domingo" de 11/02/07 do Padre Nilo Luza dia isso com excepcional clareza: "A riqueza se torna problema quando conquista o coração da pessoa, no seu pequeno mundo...Há grande diferença entre "possuir" os bens materiais e "ser possuído" por eles...Quando a riqueza toma conta do coração humano, a pessoa se inclina para os bens materiais e os idolatra."

Mostrando o sentido exato dessa bem-aventurança, que é o pensamento de Jesus, Mateus explicita-a na sua versão: "bem-aventurados os pobres em espírito..."

EQUÍVOCOS SOBRE O ENDEUSAMENTO DAS RIQUEZAS

1) O mundo moderno póe a felicidade suprema no "T E R", que para eles devia ser escrito sempre com inicial maiúscula, pois ele é um deus a quem o mundo sacrifica tudo: honra, consciência, virgindade, paz, saúde e a própria vida.

2) Para os judeus do Antigo Testamento, o "T E R" significava bênção divina. "Ser pobre significava ser desprezado por Deus" (Frei Clarêncio Neotti). Por quê? Para eles, interpretando mal as Sagradas Letras, a pobreza como a doença eram tidas como castigos do pecado.

3) Baseados nessa interpretação errônea dos judeus, algumas igrejas protestantes criaram a "Teologia da Prosperidade", que se extravasa na apologia exagerada do "TER".

4) Não deixemos que o "dinheiro" domine também o nosso coração. Ele é sorrateiro. O seu domínio começa quando nossa necessidade de Deus vai enfraquecendo. Quando os nossos pedidos aflitivos de ajuda feitos a Ele estiverem rareando, é bom verificar se as riquezas já não tomaram conta do nosso coração.

FRANCISCO VALMIR ROCHA

Nenhum comentário :