REFLEXÃO DO EVANGELHO DOMINICAL - FESTA DE CRISTO REI - Jo 18, 33b-37

CELEBRAMOS O FIM DO ANO LITÚRGICO COM A FESTA DE "CRISTO REI"

FESTA DE CRISTO REI - Bem acertada é a colocação da festa do Cristo Rei no último dia do ano litúrgico. A Ele, o nosso Rei, é que devemos dedicar, num ofertório final, todas as nossas lutas do ano que se findou(...)


PÔNCIO PILATOS

- Ele era o Procurador Romano no período do ano 26 a 36 da Era Cristã, isto é, era o representante do Imperador de Roma na Judeia, região da Palestina, escrava de Roma.

- Ele foi o juiz no processo de Jesus. Nesse processo, o sinédrio "pronunciou" a condenação, e Pilatos "ratificou-a", isto é, confirmou-a. Mas confirmou-a de maneira sorrateira, covarde ("lavou as mãos"). Por isso é que ele entrou no Credo ("Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos"). E ficou afamado na expressão popular: "entrar num negócio como Pilatos entrou no Credo".

- Ele não se dava bem com os judeus. Uma vez, ele mandou fazer um aqueduto (encanamento dágua na cidade) usando o tesouro do templo. Nas questões com o povo judeu, uma vez da diplomacia, recorria à violência.

- "Tu o dizes: eu sou rei..." - Jesus é rei e ele confirmou diante de Pilatos. Das histórias dos reis nós já sabemos. Eles conseguem se erguer sobre o povo à custa dos exércitos. E nós sabemos que reinados maiores tiveram aqueles que maiores exércitos possuíram como Alexandre Magno, Napoleão e o Império Romano. E o Reino dos Céus onde está a força de submissão dele? Na força do amor.

- "O meu reino não é deste mundo." - Essa passagem tem sido interpretada erroneamente principalmente pelo nosso povo. Jesus não quis dizer por essa passagem que o seu reinado começava nos limiares do Paraíso Celestial. Ele disse, várias vezes, que o seu Reino já estava entre nós. Jesus quer dizer com essa passagem que os valores que norteiam a vida no seu reino não são os valores aceitos nos reinos dos poderosos. Por isso, ele não precisava de guardas. No Reino de Deus, as operações de guerra se concentram nos serviços ao próximo. Ele mostrou uma dessas operações, na véspera da sua morte, quando pegou uma toalha e começou a lavar os pés dos seus discípulos.

REFLEXÃO:

MILITÂNCIA - A palavra "militância" vem de "milites=soldado" e significa, propriamente, "agir como soldado" para garantir a autoridade à custa de repressão, que é o caso dos reis da terra. No Reino de Deus, há de haver o vigor dos soldados para levantar a bandeira de Cristo. Ele deve animar o nosso ideal cristão e, aqui e ali, dizer em surdina para Ele: "Tu és o meu Rei!" O importante é que haja militância. Se quisermos um exemplo, apontemos Francisco de Assis.

Exemplos de militância:

- Os ministros da Eucaristia, que, debaixo de sol, vão levar a comunhão aos enfermos, às vezes, tão longe.

- As religiosas e os sacerdotes, que sacrificam a sua juventude na entrega de si mesmos no serviço do Reino.

FRANCISCO VALMIR ROCHA

Nenhum comentário :