REUNIÃO DE DOM JAVIER COM OS MOVIMENTOS LAICAIS EM CAMOCIM

No último dia 13 de Agosto (quinta-feira), o Bispo Diocesano de Tianguá, Dom Francisco Javier Hernandez Arnedo, OAR, reuniu-se com lideranças de movimentos laicais da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Navegantes (Camocim / Ceará). A reunião foi um dos momentos fortes da visita pastoral de Dom Xavier à Paróquia de Camocim, realizada no período de 11 a 16 de agosto de 2009. O evento, iniciado às 19 horas, contou com a presença aproximada de 50 pessoas, representando os movimentos laicais e associações pias da Paróquia(...)

O encontro foi realizado em um clima agradável e descontraído, marcado pela partilha das experiências vivenciadas na Paróquia e pela sabedoria com a qual o nosso Bispo fazia as intervenções, a fim de orientar tais expressões a caminharem em comunhão entre si e com a Igreja Particular. A princípio, o Pároco de Camocim, Padre Francisco Evaldo, fez uma belíssima introdução a partir da proclamação de um trecho da Carta de São Paulo aos Coríntios (1 Cor 3, 5 – 15), enfatizando o papel do cristão na obra de Deus e destacando que é o próprio Deus que dá a graça do crescimento.

Em suas considerações, Dom Xavier afirmou que a vida espiritual se alimenta por caminhos diferentes, suscitados pelo Espírito Santo através das muitas formas de serviço na obra de Deus. Daí, a importância dos presbíteros estarem abertos aos sinais da ação do Espírito. Coube também destacar sobre o Batismo, caracterizando-o como base de toda forma de espiritualidade. À luz da "Christifidelis Laici", Dom Xavier fez ainda considerações sobre a necessidade de que os movimentos laicais sejam efetivamente missionários e que invistam na formação, a fim de que possam oferecer agentes para as diferentes frentes de trabalho nas comunidades cristãs.

Em suas considerações finais, Dom Xavier manifestou sua alegria pelo dinamismo verificado na Paróquia de Camocim, através dos inúmeros e frutuosos movimentos eclesiais, e lançou um desafio aos presentes: “vivam uma espiritualidade concreta, usufruindo de todo o sabor que tal espiritualidade / que tal carisma lhe oferece”. Após a bênção final, os presentes puderam sair revigorados do encontro para assim perseverarem no serviço incansável na obra de Deus.

Mário Roberto (Coordenador Paroquial da RCC Camocim)

Nenhum comentário :