INTERNET: A IGREJA PRESENTE EM UMA NOVA CULTURA

Monsenhor Paul Tighe:

"Por meio da internet encontramos a possibilidade de ter uma rede contínua para conversar com os jovens"

cancaonova.com: Por que a Igreja está procurando conhecer as novas tecnologias?

Monsenhor Paul Tighe: Isso não significa simplesmente entender as novas tecnologias e as capacidades técnicas delas, porque são claras, são óbvias. Antes de tudo, é compreender as novas culturas de comunicação que estão crescendo ao redor delas. As ferramentas tecnológicas mudaram o modo de comunicar-se, especialmente dos jovens; mudaram, inclusive, a maneira como eles seguem a política, as coisas do mundo e a informação. Há, na verdade, uma revolução não somente na tecnologia como também na cultura(...)


Para a Igreja existem alguns aspectos importantes, pois, antes de tudo, há uma necessidade de ver como podemos nos inserir neste mundo comunicativo e entender como podemos nos superar para que a mensagem do Evangelho seja viva nesse novo contexto. Quando nos encontramos com jovens, percebemos que eles não vão mais às bibliotecas como no passado, que não olham a televisão ou o rádio, mas possuem um outro modo de se informar. Nós procuramos entender isso para estar seguros de que a Palavra de Jesus também esteja presente.

cancaonova.com: Qual a principal mensagem de Bento XVI para os jovens na Jornada Mundial das Comunicações?


Monsenhor Paul Tighe: Na mensagem deste ano para a Jornada Mundial das Comunicações, o Papa confiou aos jovens a tarefa de serem mensageiros da Palavra de Deus neste novo mundo, porque são eles que estão "em casa", criando esta nova cultura. Queremos que os jovens católicos, que se encontram neste mundo, consigam inserir ali os seus valores, principalmente o dom da Boa Nova: o Evangelho, para revelar aos outros, principalmente a seus amigos, a verdade de que Deus ama a todos, e isso é um aspecto fundamental.

Um outro aspecto é o de compartilhar uma preocupação que temos: que neste novo mundo as tecnologias possam nos ajudar a desfrutarmos de uma cultura positiva. Na mensagem falamos das novas tecnologias que criam novos modos de relacionamentos, pois queremos promover uma cultura de respeito, diálogo e amizade, sobretudo de amizade, porque se somos amigos e se temos um sentido de encontrar e de conversar com amigos no ciberspace, também podemos claramente respeitar uns aos outros. O modo de resolver isso é o diálogo, porém, se eu não estou de acordo com meu amigo, preciso compreendê-lo. Falando ainda de amizade, se jovens mais fortes, mais privilegiados possuem as novas tecnologias, a possibilidade de criar um fórum, uma discussão global, mundial, é importante que seja um fórum aberto a todos.

Há ainda um outro aspecto na mensagem deste ano no qual queremos estar atentos: que o mundo digital seja um mundo aberto a todos. Compreendemos que muitos estão um pouco fora por causa da pobreza ou porque se encontram em uma região distante do centro, possuem uma dificuldade de se inserir nesse novo mundo. O Santo Padre identificou isso como um desafio muito especial ao encontrar um mundo mais inclusivo.

cancaonova.com: Quando foi que o Vaticano percebeu a necessidade de usar ferramentas da Web 2.0, como a página do YouTube?

Monsenhor Paul Tighe: Todos os anos, após a publicação da mensagem em janeiro e antes da celebração da festa em maio, nós sempre preparamos algumas matérias, como homilias, orações, explicações, mas tudo na forma de documento. Foi quando, neste ano, pensamos: "Mas se, de verdade, estamos falando de uma nova cultura, cabe a nós fazermos alguma coisa nova". Por um momento pensamos em colocar junto um pequeno site endereçado, sobretudo, aos jovens para veicular as mensagens do Papa. Então, conversamos com um jovem sacerdote italiano: padre Paulo Patrini, que já trabalhou nesse campo. Depois, pensamos em um título pouco tradicional e mais juvenil: popetoyou. Em seguida, desenvolvemos o portal. Se você for vê-lo, verá que é muito diferente dos sites oficiais, é mais jovem.

O portal abre quatro aplicações importantes, uma delas permite aos jovens compartilhar uma mensagem por meio do social networks ou até mesmo alguns pequenos cartões com uma imagem e algumas palavras de Bento XVI.

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