DOMINGO SEM MISSA, SEMANA SEM GRAÇA!!

"Numa cidade estava sendo construída uma bela catedral feita de pedras. Os operários iam e vinham no meio da grande construção. Certo dia, chegou àquela cidade uma importante autoridade e foi ver a obra. O ilustre visitante entrevistou três operários que carregavam pedras. Aos três fez esta pergunta:
- Amigo, o que está fazendo?
O primeiro respondeu-lhe:
- Estou carregando pedras.
O segundo disse:
- Estou ganhando o meu pão de cada dia.
E o terceiro falou:
- Estou construindo uma catedral, onde muitas pessoas encontrarão a salvação. E, aqui, eu e minha família nos reuniremos para louvar a Deus."(...)


Estão vendo? Os três operários faziam o mesmo serviço, mas com espírito diferente. A Missa também é assim. Ela é a mesma para todos, mas a maneira de cada um participar pode ser diferente. Depende da fé que as pessoas têm. Existe quem vai à Missa apenas para cumprir um preceito, como aquele operário que simplesmente carregava pedras. Existe também quem vai à Missa para fazer pedidos a Deus, como o operário que trabalhava tão somente para ganhar seu salário. E existe a pessoa que participa da Missa com fé a alegria, louvando e bendizendo a Deus, à semelhança do operário que trabalhava contente porque estava construindo a casa do Senhor.
Veja bem como está sendo a "sua Missa". Deus quer amigos e não escravos. O escravo obedece porque é obrigado a isso, o amigo ama e participa com toda a liberdade do seu coração. Às vezes vamos fazendo muitas coisas sem saber por quê. É incrível ver igrejas tão cheias de fiéis e fiéis tão vazios de Igreja. Que tal mudar essa realidade?
E você, por que vai a Missa? Simplesmente para cumprir um preceito, para pagar uma promessa, para pedir algo ou para reconhecer as maravilhas que Deus tem feito em sua vida? Você vai de vez em quando ou todos os domingos? Caríssimo irmão internauta, que tal aprofundar o seu conhecimento sobre a santa Missa? Ninguém ama o que não conhece. Se soubéssemos o sentido real da santa Missa jamais deixaríamos de participar dela e de viver esse momento de Graça. A Celebração Eucarística é o banquete do Reino dos Céus, a renovação do sacrifício de Cristo que morreu por nós, a atualização da Páscoa do Senhor, o centro de toda a vida cristã. Nossa participação nela não pode se resumir a uma presença mais ou menos passiva, mas deve ser ativa e consciente, um exercício de fé e de valorização de nossa dignidade batismal.
Que o Espírito Santo de Deus desperte cada vez mais em nós o amor por Jesus Eucarístico e nos faça participantes assíduos de seu banquete celestial!

Pe. Luiz Cechinato

Nenhum comentário :