
A decomposição social que padecemos hoje em dia não se conserta com soluções esquivas, criadas apenas para remediar as consequências mas não buscam ir à origem do próprio problema.
Pessoas abandonadas ao álcool e às drogas, pessoas em cujo interior existe um conflito que geralmente se inicia na família. Filhos órfãos de pais vivos, conflito de gerações por falta de uma linguagem apropriada e principalmente, por carência de amor.
Conflito no interior do coração humano, esse é o problema de fundo que assola a sociedade. Conflitos que podem ser solucionados se reforçada a família, que é a primeira escola onde as pessoas devem ser formadas nos princípios e valores morais que regerão suas vidas(...)
Entretanto, vemos como a família é constantemente atacada hoje em dia, atacada desde sua própria composição com projetos de lei que buscam equiparar o matrimônio com as uniões homossexuais. Atacada com leis que em vez de fortalecê-la, a debilitam ao dar espaço ao divórcio com mais facilidade. Atacada mediante leis que atentam contra sua abertura à vida ao promover o aborto, enfim, atacada de diferentes maneiras e até mesmo por aqueles que deveriam velar por sua integridade.
Tudo isto destrói as bases da família, ferindo-a de morte porque em seu interior os valores da sociedade de consumo estão substituindo os valores espirituais; trazendo como resultado o vazio de seus membros e a busca de soluções no exterior, quando estas estão dentro do coração humano.
Esta mudança de valores e suas consequências, podemos constatá-la cada um de nós dentro dos próprios lares, em um mais que em outros. Já não ha tempo para se comunicar, para dialogar e intercambiar experiências, sonhos e temores entre os membros de uma mesma família, todavia, aumentou o tempo que passamos diante da TV. Já não há tempo para escutar os filhos, a esposa ou esposo, mas sim para aumentar a carga de trabalho e para sair com os amigos. E se não há tempo para conversar e compartilhar experiências com aqueles a quem "vemos", haverá tempo para falar e escutar a Deus?
Esta falta de afeto e acolhida dentro da família faz com que seus membros -especialmente os filhos- sintam suas necessidades básicas insatisfeitas -como o amar e ser amados -, trazendo como manifestações desta frustração o desamor, a violência ou a fuga da realidade mediante o álcool e as drogas.
Fortalecer a família é um caminho privilegiado para curar a sociedade, do contrário, continuaremos nos enredando nas consequências antes mencionadas e continuaremos nos enfrentando apenas com medidas paliativas, criando um círculo vicioso que cada vez se fechará mais.
Fortalecer a família é aproximá-la de Deus, encaminhá-la pelo caminho que Ele traçou para ela e para o qual foi criada.
http://www.acidigital.com/familia/solucao.htm
Nenhum comentário :
Postar um comentário