O SEGREDO DE MADRE TEREZA, UMA APAIXONADA POR JESUS

O segredo de Madre Teresa de Calcutá? O padre Brian Kolodiejchuk, M. C., postulador de seu processo de beatificação, responde sem duvidar em nenhum momento a esta pergunta: "Era uma mulher totalmente apaixonada por Jesus".
Ao se publicar o decreto de reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão da religiosa albanesa (1910-1997) que abriu as portas de sua beatificação, o padre Kolodiejchuk, co-fundador do ramo sacerdotal dos Missionários da Caridade, comenta a Zenit alguns dos aspectos que mais sobressaltam de sua figura surgidos ao concluir uma ingente investigação recolhida em 80 volumes.
"Madre Teresa impressionou ao mundo por sua entrega aos pobres dentre os pobres. Como foi possível para uma frágil mulher adentrar sem medo nas ruas de Calcutá e de todo o mundo para curar as chagas de leprosos ou acariciar aos 'parias' das sociedades modernas?"(...)

"Creio que a chave de sua vida está precisamente no fato de que era uma mulher totalmente apaixonada por Jesus. Encontramos escritos de sua juventude nos quais confessa que Jesus foi seu primeiro amor. Falava como uma menina apaixonada.
Para ela sua entrega aos mais necessitados, aos pobres entre os pobres, era a resposta a um chamado. Inclusive nos momentos de obscuridade, estava convencida de que tratava-se de um autêntico chamado de Jesus. Estava convencido dessa frase que repetia com freqüência: "God’s work" (obra de Deus). Sentia-se como um lápis de Deus, seu instrumento."
"Toda beatificação é uma mensagem para o mundo. Qual é a mensagem que a Igreja lança ao anunciar a beatificação de Madre Teresa?"
"Sua mensagem central é o amor: a Deus, não somente ao próximo. Nos momentos em que recebeu o chamado a fundar a Congregação das Missionárias da Caridade, sentiu uma dura prova interior, foi uma experiência espiritual na qual não sentia consolação. Não obstante, também nestes momentos de prova foi o amor quem lhe levou a responder a sua missão. Em uma ocasião, ao dar-lhe reconhecimento público, a primeira ministra da Índia, Indira Gandhi, disse mais ou menos estas palavras: 'Neste mundo de hoje, tão frenético, é fácil esquecer as coisas mais essenciais. Madre Teresa nos ensina que o mais essencial é o amor'.
Ao mesmo tempo, sua vida cheia de exemplos de amor aos demais, não somente aos pobres, mas também a todas as pessoas com quem se encontrava: as irmãs Missionárias da Caridade, as pessoas que visitavam. Na verdade, Madre Teresa nos deixa a mensagem de fazer as coisas ordinárias com um amor extraordinário. Quando se dirigia às pessoas com quem se encontrava, dizia que esta atitude não deve se viver somente com os pobres: há que começar amando aos membros da família, que têm necessidade de uma palavra de alento, há que começar ajudando ao vizinho que talvez necessite escrever uma carta a alguém, há que começar oferecendo um sorriso ao necessitado.
Bem, podemos comprovar como a fé é também uma de suas virtudes características, pois de outro modo não se pode amar desse modo, desde a manhã até a noite, dormindo três ou quatro horas na noite, entregando cada um dos dias de sua vida aos mais necessitados."
"Qual foi o maior desafio do processo de beatificação?"
"Houve duas tarefas particularmente difíceis. A primeira, recolher ou buscar todas as informações disponíveis, pois se tratava de recolectar material, testemunhos, feitos procedentes de pessoas de todo o mundo. No processo, recopíamos mais de 8.000 documentos, 80 volumes de documentação com testemunhos e escritos. No processo, testemunharam sobre sua vida, virtude e fama de santidade 113 pessoas. Bem, outras centenas de pessoas, a não poder desplazar-se, enviaram seu testemunho. Não nos contentamos em fazer o trabalho indispensável. Fizemos muito mais que o mínimo, pois este trabalho serviu para compreender melhor sua figura.
O segundo desafio consistiu em escrever a 'Positio', o documento em que se recolhem todos estes testemunhos, feitos, documentos, para fundamentar a postulação de sua causa de beatificação. Por haver tanto material não era nada fácil. Contamos com uma equipe realmente muito boa, formada por sacerdotes, religiosas e leigos, voluntários, que tornaram possível todo esse trabalho.
"Descobriram aspectos escondidos até agora de Madre Teresa ao realizar esta enorme investigação?"
"Pudemos compreender que sua simplicidade escondia na realidade uma profundidade que muito poucos haviam compreendido e nem sequer imaginado. E antes dos 36 anos, quando começou as Missionárias da Caridade, em seus escritos demonstra uma maturidade espiritual surpreendente. Sabíamos que uma pessoa com esta fama de santidade mundial e a extraordinária atração que exercia devia ter algo. Mas, o que era? Este era seu segredo. Sua profundidade, sua vida espiritual, seu amor inclusive nas provas foram descobertos."
"Nos últimos meses se falou da "noite escura" que, semelhante aos místicos, sentiu em períodos importantes de sua vida Madre Teresa de Calcutá. Em que consistiu?"
"O fruto espiritual vem do sacrifício, da cruz. Antes da inspiração de sua obra, já tinha uma experiência de obscuridade. Não obstante, é importante ter em conta que esta "noite", este sofrimento interior, é fruto de sua união com Cristo, como aconteceu com santa Teresa de Jesus, ou Paulo da Cruz. Por um lado se dá a união com Jesus e o amor une. E ao unir-se a Cristo, compreendeu o sofrimento de Jesus quando na Cruz gritou: 'Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?'.
Bem, esta 'noite', este sofrimento, é provocado também pelo apostolado, o amor aos demais. Amando a Cristo, compreende também o sofrimento dos demais, sua solidão, e também seu distanciamento de Deus.
A 'noite escura' de Madre Teresa deveu-se, portanto, à dupla dimensão que vive o amor dos religiosos: em primeiro lugar, a "espnsal", seu amor a Cristo, que lhe leva a unir-se a seus sofrimentos, e, em segundo lugar, o amor "redentor", que leva a compartilhar a redenção, a anunciar aos demais o amor de Deus para que descubram a salvação através da oração e o sacrifício.
Portanto, mais que uma prova de fé, era uma prova de amor. Mais que sofrer pela experiência de não sentir o amor de Jesus, sofria por causa de seu desejo de Jesus, sua sede de Jesus, sua sede de amor. A meta da Congregação é precisamente saciar a sede de Jesus na cruz através de nosso amor a ele e nossa entrega às almas.
A Madre compartilhava não somente a pobreza física e material dos pobres, sentia a sede, o abandono que experimentavam as pessoas. De fato, a pobreza maior é não ser amado, ser rejeitado.
"Alguns jornais ou agências de notícias quiseram negar o caráter milagroso da cura que abriu as portas do processo de beatificação à Madre Teresa de Calcutá. Qual é a verdadeira história?"
"Trata-se do caso de uma mulher indiana, Monika Besra, que experimentou a cura em setembro de 1998. Por um lado, padecia de meningite tubercular. Por outro, tinha uma volumosa tumoração cística endoabdominal (um tumor) originado no ovário direito. Sem nenhuma explicação médica, como depois comprovou a Comissão científica que analisou o caso, esta volumosa tumoração desapareceu.
É verdade que a meningite tubercular podia haver-se curado, como disseram alguns jornais, por efeito da medicina. Mas este não foi o milagre: o milagre foi a repentina (em uma noite) e inexplicável cura desse tumor no ventre que dava a impressão de que a mulher estava grávida de seis meses.

FONTE: http://www.comshalom.org/formacao/santos/segredos_madre_tereza.html

Nenhum comentário :