"NÃO HÁ LUGAR PARA PEDÓFILOS NO MINISTÉRIO SACERDOTAL", AFIRMA CARDEAL HUMMES

Cidade do Vaticano, 27 jun (RV) - O prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, qualificou a pedofilia como “um crime terrível”. Reconhecendo que a questão afeta 4% do clero, o purpurado precisou, todavia, que “não há lugar no ministério sacerdotal, para as pessoas que cometem tais crimes”.

Em entrevista à revista “Vida Nova”, o cardeal assinala que a Igreja “não pode fechar os olhos” diante desse problema. “Os culpados devem ser castigados, tanto pelas leis da sociedade civil quanto pelas normas canônicas” – sublinhou, ressaltando, porém, que a maioria do clero é “estranha a esse problema”.

O Cardeal Hummes disse que a Igreja “deve reagir e não aceitar” essa imagem do sacerdote católico; uma imagem formada a partir de um “preconceito negativo muito forte, que humilha e fere a imensa maioria dos sacerdotes”(...)


Falando acerca do celibato − condição que alguns sacerdotes não respeitam − o purpurado fez questão de precisar que a grande maioria dos presbíteros é formada por “homens dignos e honrados”, que “defendem a dignidade humana, os direitos humanos, a justiça social e a solidariedade para com os pobres”. (AF)

FONTE: http://apelosdoceu.com/blog/?p=5231
Rádio Vaticano

Nenhum comentário :