COMUNHÃO EM DUAS ESPÉCIES

No começo da vida da Igreja a Comunhão era sob as duas espécies: pão e vinho consagrados. Com o passar do tempo e o grande crescimento do cristianismo, ficou difícil distribuir o vinho a todos, especialmente por causa do perigo de derramá-lo no chão, o que profanaria Jesus Eucarístico. Então, como a Igreja sempre acreditou que Jesus está todo no pão, como no vinho, achou por bem suspender a comunhão sob as duas espécies para o povo em geral. Hoje, a Comunhão sob duas espécies acontece apenas em algumas celebrações mais solenes, para dar uma ênfase maior ao significado do pão e do vinho(...)

CONCOMITÂNCIA

Chama-se Concomitância ao estado em que um objeto está associado e simultaneamente presente em outro objeto.
Esta doutrina da Concomitância é usada para explicar porque é que todo o Corpo de Cristo - Corpo, Sangue Alma e Divindade - está presente sob cada uma das espécies Eucarísticas, o pão e o vinho.
Quando um Sacerdote ordenado validamente, usando matéria válida e com uma intenção verdadeira, diz durante a Consagração da Missa isto é o Meu Corpo, o Corpo de Cristo fica substancialmente presente, enquanto o Seu Sangue, Alma e Divindade, se tornam presentes também por Concomitância, exatamente porque o Seu Corpo não pode ser separado do Seu Sangue, Alma e Divindade.
Cristo não se pode dividir.
Quando um Sacerdote validamente ordenado, usando matéria válida e com uma intenção verdadeira, diz durante a forma Consagração da Missa, Isto é o Meu Sangue, o Sangue de Cristo fica substancialmente presente, enquanto o Seu Corpo, Alma e Divindade se tornam presentes também por Concomitância.
Assim, quem comungar apenas sob uma das espécies, do pão ou do vinho consagrados, comunga totalmente o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Cristo.
Felipe Aquino

Nenhum comentário :