REFLEXÃO BÍBLICA SOBRE Jo 10, 11-18 - 4º DOMINGO DA PÁSCOA

A figura do PASTOR é o que vai à frente neste quarto domingo da Páscoa, chamado "O DOMINGO DO BOM PASTOR". E nenhum outro evangelista senão João pode nos dirigir a palavra, sendo ele, "O discípulo que Jesus amava".
OS PASTORES NO TEMPO DE CRISTO
Os pastores (roupas rústicas, cajado a mão) eram os encarregados de guiar os rebanhos de ovelhas até pudessem encontrar pasto e aguada nas terras desérticas da Palestina. Além do seu próprio rebanho, tomavam conta dos rebanhos de outras famílias. Entregavam-se, comoventemente, ao seu mister, tanto que eram capazes de separar as ovelhas de cada família em qualquer momento em que precisassem devolvê-las. Com a convivência, acabava nascendo uma relação íntima entre eles e, principalmente, as suas próprias ovelhas. Cada pastor dava nome a cada uma, com as características e os detalhes que só ele conhecia. As ovelhas conheciam a sua voz e uma palavra era suficiente para que elas, de manhã, o seguissem caminho a fora. Quando alguma se perdia , entrava deserto a dentro, em procura dela. Há até uma menção na Bíblia de um pastor que tirou uma ovelha da boca de um leão (Am 3, 12).
CRISTO E SUAS OVELHAS
A afinidade entre o pastor e as suas ovelhas descrita acima é apresentada por Cristo para qualificar o que acontece entre Ele e nós outros no mundo misterioso da mística cristã. É que Ele "CONHECE" as suas ovelhas. O insigne biblista Frei Clarêncio Neotti no seu livro "Ministério da Palavra" - Ano B, página 128, nos explica. "Conhecer" para nós no mundo ocidental é um ato puramente intelectual. Na Bíblia, "conhecer" tem um sentido mais abrangente. "Conhecer" significa também "afeiçoar-se", "entrar em contato", "seguir", "experimentar". Então , quando Jesus dizia "que conhecia as suas ovelhas", queria dizer que se afeiçoava a elas, entrava em contato com elas através de sua graça. Da nossa parte, "conhecer a Jesus" é dirigir a Ele toda a nossa vida religiosa, moral e social, aceitando a sua mensagem , pautando por Ele todo o nosso comportamento. Noutras palavras, "conhecer Jesus" é como o Pe. Zezinho, singelamente, expressou: É:
"Amar como Jesus amou
sonhar como Jesus sonhou,
pensar como Jesus pensou,
viver como Jesus viveu,
sentir o que Jesus sentia,
sorrir como Jesus sorria"...
SER PASTOR É SER LÍDER , COMO DIZ O PE. NILO LUZA EM SUA COLUNA NO JORNAL "O DOMINGO" DE HOJE
No mundo político, "líder" é aquele que nós escolhemos para representar-nos lá onde são feitas as leis que governam nosso país. É preciso que os nossos representantes se lembrem mais da função que estão investidos do que da pessoa particular deles.
No lar, os pais são os líderes que ensinam e dirigem os filhos vinte e quatro horas por dia, deixando neles a herança dos ensinamentos e dos exemplos.
No mundo espiritual, os padres e os leigos engajados são os pastores que devem "conhecer" (no sentido bíblico) as suas ovelhas e a quem as ovelhas devem seguir ouvindo a sua voz.
LIÇÕES PARA A VIDA
No silêncio da nossa alma, vamos refletir que não é em cima de um púlpito, mas no interior de nossa casa que vamos dirigir pessoas carentes, que confiam em nós, que dependem de nós como se fôssemos verdadeiros pastores e para os quais o nosso exemplo é que vai dar consistência aos conselhos dados.
Percebendo como é fácil se extraviar nos caminhos da vida, procuremos distinguir a voz do nosso pastor dentre tantas outras que nos cercam e tentam. Cantemos, confiantemente, o cântico nº127 do Louvemos o Senhor:
"Põe tua mão na mão do meu Senhor da Galiléia,
Põe tua mão na mão do meu Senhor que acalma o mar,
Meu Jesus, que cuida de mim noite e dia sem cessar,
Põe tua mão na mão do meu Senhor, que acalma o mar"
FRANCISCO VALMIR ROCHA

Um comentário :

Mário disse...

Muito importante para a nossa comunidade católica a participação do Professor Valmir Rocha. Espero que tenhamos esta dádiva toda semana. Parabéns pela iniciativa!