ORIGEM DAS IGREJAS ASSEMBLEIA DE DEUS E BATISTA

ORIGEM DA ASSEMBLEIA DE DEUS


O movimento pentecostal se expandiu rapidamente até a Suécia, a Índia, a América Latina...Em 1914, organizou-se nos Estados Unidos com o nome de "General Council" (Assembleia Geral). Naquele ano, vários pastores pentecostais reuniram cerca de cem congregações diferentes em Hot Springs (EUA), dando-lhes o nome único de "Assembleia de Deus".
O pentecostalismo que originou a Assembleia de Deus no Brasil foi trazido em 1910 por dois missionários suecos - Gunnar Vingren e Daniel Berg. O primeiro nasceu em 1879, de família batista; em 1903 foi para os Estados Unidos, onde recebeu o "batismo no Espírito Santo" e começou a falar em línguas; dizia que juntamente com outros companheiros, durante a oração sentia o poder de Deus sobre si com uma pressão(...)

Em 1910 dois jovens suecos, de nomes Gunnar Vingren e Daniel Berg em South Bend (Indiana), chegaram a Belém do Pará, onde iniciaram a obra das Assembleias de Deus no Brasil.

ORIGEM DA IGREJA BATISTA

Os batistas têm como fundador o inglês John Smyth (+ 1617). Ele foi, primeiramente, pastor anglicano. Movido pelo espírito reacionário que agitava os cristãos de sua pátria, queria uma reforma ainda mais radical do que a anglicana; em particular, não se conformava com a organização hierárquica (episcopal) e a liturgia dos anglicanos, que ele julgava supérfluas.
No tempo da reforma protestante, um grupo de cristãos, chefiado por Thomas Munzer; Balthasar Hubmaier, George Baulrock, Ludwing Hoetzer, julgava que Lutero não ia suficientemente longe nos seus propósitos reformadores. Na Alemanha e na suíça começaram, então, a pregar uma Igreja, em grau máximo, espiritual, sem hierarquia visível e constituída, exclusivamente, pela adesão consciente dos homens à Palavra de Deus. O sinal característico dessa nova Igreja seria o batismo, a ser ministrado aos adultos, não às crianças, de sorte que os membros do grupo batizavam de novo os fiéis; daí o nome de "anabatistas" ou "rebatizadores" que lhes foi dado.
O movimento anabatista sofreu forte repressão por parte de Lutero, Zwínglio e dos príncipes alemães. Desencadeou revoltas fanáticas, das quais a mais famosa é a dos camponeses, cujo chefe, Thomas Munzer, foi decapitado em 1525.
Mais importantes são as ramificações que procederam do tronco anabatista, como são os menonitas (de Meno Simons, +1559), os irmãos hutterianos (de Tiago Hutter), a Igreja dos Irmãos nos Estados Unidos da América do Norte, a Igreja dos Irmãos Evangélicos Unidos e a Igreja Batista - de todas, a mais numerosa.
John Smyth formou, em Gainsborough, uma pequena comunidade, dissidente do anglicanismo, no ano de 1604; foi, porém, obrigado a se exilar com o seus companheiros, indo ter a Amsterdam (Holanda), onde o o calvinismo predominava. Smyth administrou a si mesmo um segundo batismo, de cujo valor, porém, começou a duvidar. Em consequência, seus companheiros, por ele convencidos da tese anabatista, o expulsaram da comunidade; Smyth não conseguiu ser admitido nem mesmo entre os menonitas, aos quais pedira acolhimento.
Em 1612, um grupo de seus discípulos voltou à Inglaterra, e lá fundou a primeira Igreja Batista (não mais anabatista), também chamada "dos Batistas Gerais". Outros grupos se formaram pouco depois, ditos "dos Batistas Regulares ou Particulares".
Hoje em dia se contam mais de 20 ramos batistas, que em 1905 se uniram de maneira um tanto vaga na "Liga Mundial Batista".
Em sua teologia, os batistas seguem teses calvinistas.
Na verdade, afastam-se da tradição bíblica e cristã aqueles que só querem batizar crianças. Lemos, sim, que vários personagens pagãos professaram a fé cristã e se fizeram batizar "COM TODA SUA CASA"; assim o centurião romano Cornélio (At 10, 1s, 24, 44, 47s), a negociante Lídia de Filipos (At 16, 14s), o carcereiro de Filipos ( At 16, 31-33), Crispo de Corinto (At 18, 8) e a família de Estéfanas (I Cor 1, 46). A expressão "casa" (oikos, em grego) designava o chefe da família com todos os seus domésticos, inclusive as crianças.
Quanto a imersão, ela não é obrigatória, pois não é o volume da água que importa, mas sim a efusão (derramento) da água como símbolo e canal de pureza interior. No dia de Pentecostes, em Jerusalém, as três mil pessoas que se converteram certamente não foram batizadas por imersão, pois lá não havia rio e os reservatórios de água não comportavam tal quantidade de pessoas (cf. At 2, 41).
Caro amigo e irmão internauta, nos lembremos que antes do século XVI NÃO EXISTIA NENHUMA IGREJA "EVANGÉLICA". TODAS SURGIRAM A PARTIR DA REFORMA PROTESTANTE. Somente a Igreja Católica Apóstolica Romana nasceu no séc. I, tendo como fundador Jesus Cristo. Quem merece mais credibilidade e é mais fiel a doutrina de Jesus? Nunca é tarde pra recomeçar e voltar atrás... A Igreja Católica está de braços abertos pra acolher a todos/as!

FONTE: PROFESSOR FELIPE AQUINO (LIVRO FALSAS DOUTRINAS - SEITAS E RELIGIÕES)

6 comentários :

Unknown disse...

Em tempos onde se corre para colocar em prática os decretos oriundos do Vaticano II, onde a ICAR afirma que ela INCLUÍDA na Igreja Invisível de Cristo e que bispos e padres caminham rumo ao tão necessário ecumenismo, sua matéria é completamente desnecessária. Sobretudo a sua conclusão.

Anônimo disse...

É meu amigo professor parece que o Senhor faltou algumas aulas, mas concordo quando o senhor diz que quem fundou a igreja foi Cristo, mas também te pergunto aonde Cristo está para vcs Católicos porque das idolatrias? quantos santos vcs tem? Não esqueça que aquele que fundou a Igreja um dia morreu por vc. Então não vale a pena colocar o joelho no chão e rogar ao santo x e y. Ele te deu a vida e agora?

Anônimo disse...

Realmente a igreja nasceu no primeiro século da era cristã. Para ser mais exato no dia de Pentecoste, em aproximadamente 30 d.C. Muito, mas muito longe do surgimento católico romano que ocorreu em 313 depois de Cristo. Ou seja, quase três séculos depois. O que vigora até então era a igreja primitiva fiel e verdadeira aos princípios cristãos. Muito, mas muito diferente da Igreja Católica Apostólica Romana. E porque será que é romana e não cristã? Por questões políticas da época...

Só a Jesus dei Glória. (Isaías 42:8)

Anônimo disse...

Com todo respeito mais sua postagem está um tanto quanto longe de ser coerente,sua conclusão por fim então sem nexo e fundamento, concordo com você que nunca é tarde para voltar atrás por tanto um complemento em seu artigo...

As igrejas hoje chamadas de "evangelicas" surgiram mesmo da reforma protestante, que por sua vez foi necessária por causa do grande erro e pecado que se encontrava a Igreja Catolica, como por exemplo a acepção de pessoas, onde só os nobres, senhores feudais, clero entre outros ricos da epoca participavam da mesma... outro erro era de que a palavra (DEIXADA PARA TODOS) a Biblia só era lida pelos líderes que por sua vez faziam interpretações incoerentes que se focavam em afirmações nao biblicas como o purgatório (erro gravissimo), venda de indugencias e a idolatria...

Quem realmente fundou a igreja em Atos foi Deus através da obra redentora de seu filho Jesus, executada pela força e poder do seu Espírito que é Santo e que executa a obra... essa igreja fundada por Cristo quando se tornou monopolio começando com a igreja catolica perdeu o seu rumo, foco e valores se corropendo por completo, daí a necessidade da reforma protestante, que por sua vez veio para retomar o caminho correto das escrituras, mais que também hoje lamentavelmente, se corrompeu, inclusive ate pelos mesmos interesses que corrompeu a igreja catolica seculos atras o dinheiro...

A grande verdade é não devemos focar na religião e sim na Palavra de Deus e Crer somente em Deus como único e verdadeiro sabendo que só temos a redenção e o direito de morar com Ele na eternidade por causa de seu Filho Jesus Cristo, e que para obedecermos a Jesus só precisamos do apoio do Espirito Santo de Deus!!!

Abraço e nunca é tarde para voltar atrás!!!

Anônimo disse...

Igreja catolica vai tomar no cu seus idolatras do cao. Voces e o papa vai queimar tudo no inferno

Anônimo disse...

olá, que absurdo um cristão falar de outro com tanta falta de respeito. somos todos irmãos em cristo e filhos do mesmo pai (DEUS).só o senhor pode julgar e condenar ou salvar, mudei de religião pensando que só na igreja católica havia pecado "idolatria", encontrei religiosos que não adoram imagens mas que casam varias vezes, VAIDOSOS, ipocritas e egoistas. o caminho é Jesus e só ele pode nos levar a Deus. AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PROXIMO COMO A SE MESMO. isso dá mt certo. até para ateus são mais humildes e amorosos do que muitos cristãos que julgam e condenam uns aos outros. vivam em paz e tentem respeitar as diferencas.