CRISTO REI, DIA NACIONAL DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS

Neste ano de 2013 vivenciamos o Ano da Fé em meio ao cinquentenário do Concílio Ecumênico Vaticano II. Como faz em todos os anos, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil –CNLB preparou um subsídio de estudo para os dias que antecede à festa, para que os cristãos leigos e leigas possam refletir sua identidade, vocação e missão, a fim de que seja presença atuante nos espaços sociais, políticos, econômicos e culturais do país.

Você acaba de receber um conjunto de dois encontros e uma sugestão para a celebração do dia do leigo e da leiga. (clique aqui para baixar o material)...

O primeiro encontro apresenta um breve histórico, para que não se perca a memória do processo histórico do Organismo do laicato, que tem sua raiz na história da Ação Católica como espaço concreto e significativo da organização dos leigos católicos no Brasil.

O segundo encontro apresenta a prioridade estabelecida na XXXII Assembleia Geral Ordinária do CNLB realizada em Cuiabá neste ano, que é fortalecer os conselhos diocesanos aprofundando a necessidade da articulação dos Conselhos Diocesanos de Leigos e Leigas como espaço de vivência da vocação laical e sinal de comunhão e unidade”, “espaço de serviço”, espaço de representação dos leigos e leigas dos movimentos, das pastorais, das mais diversas entidades laicais...

Lembramos assim o que nos diz o documento da V Conferência do CELAM em Aparecida, 2007: “devem ser reconhecidos o valor e a eficiência dos conselhos paroquiais, dos conselhos diocesanos e nacionais de fiéis leigos e leigas porque incentivam a comunhão e participação na Igreja e na presença ativa no mundo”.
Como sujeitos eclesiais, possamos participar ativamente da vida da Igreja, como testemunhas fiéis de Cristo Rei, cumprindo nossa missão no MUNDO, como homens e mulheres construtores do REINO.


Marilza Schuína - Presidenta do CNLB

Nenhum comentário :