EM RITMO DE ASSEMBLEIA


Após saborear as celebrações tocantes da Semana Santa e embalados pelos “aleluias” da Páscoa, nossos pastores tomam o rumo do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, dispostos a viver uma nova experiência de comunhão pastoral e de solicitude aberta para com todas as Igrejas que peregrinam neste imenso Brasil. É hora de participar da Assembleia Geral anual da CNBB, que reúne quase toda a totalidade do episcopado brasileiro. Neste ano, celebramos a 51ª Assembleia, sendo a terceira que realizamos em Aparecida, local escolhido como sede permanente desse evento anual...

Impressiona constatar, já de entrada, as delicadas atenções da acolhida, assim como o alto grau de organização que caracteriza esse acontecimento eclesial. A novidade desse ano foi a acomodação da maioria dos bispos participantes no Hotel “Rainha do Brasil”, propriedade do Santuário de Aparecida, o que facilitou a convivência e o translado aos pontos de concentração.

Como é tradicional, a assembleia iniciou, no dia 10 de abril, com uma celebração eucarística, presidida por D. Raimundo Cardeal Damasceno, presidente da CNBB, na basílica de Aparecida. Posteriormente, no plenário, realizou-se a sessão de abertura e aprovação da pauta, que orientou os trabalhos da assembleia.

O tema central proposto rezava assim: “Comunidade de comunidades, uma nova paróquia”. No centro das atenções do episcopado era colocada, de novo, a “paróquia”, essa velha instituição eclesial que nasceu como resposta ao atendimento pastoral dos fiéis residentes na zona rural, passando depois a ser implantada nas cidades, onde encontrou sérias dificuldades para alimentar a dimensão comunitária dos fiéis, firmando-se mais como uma central de serviços pastorais. O documento elaborado pela comissão contempla as perspectivas: bíblica, teológica e pastoral. O texto foi valorizado, estudado, melhorado e remitido às bases, para novos enriquecimentos. Editado na coleção “verde” (Estudos da CNBB), permitirá a participação de todos e todas, sobretudo, dos conselhos diocesanos e paroquiais de pastoral.

Dois outros temas prioritários centraram a atenção da assembleia. “O Diretório de Comunicação da Igreja do Brasil” e “A Igreja e a Questão Agrária no século XXI”, ambos entregues aos cuidados do Conselho Permanente da CNBB para ulteriores complementações.

A assembleia oferece também uma rica variedade de relatórios e comunicações, que trazem ampla informação sobre a vida e as atividades da Igreja no Brasil, bem como da realidade e das constantes transformações na sociedade brasileira.

Nossa disposição deve ser sempre renovada para pôr em prática as inciativas do episcopado brasileiro. Elas nos trazem luzes e compromissos atualizados dentro da permanente missão evangelizadora de nossas Igrejas.

Por D. Francisco Javier Hernandéz Arnedo, OAR
Bispo da Diocese de Tianguá/CE


Nenhum comentário :