2º DIA DE ASSEMBLEIA NACIONAL DO CNLB


"Já sabemos: o caminho é o amor. Celebrando laços que nos unem" - com esta temática, teve início às 7h o momento de oração coordenado pelo regional Leste II, abrindo as atividades deste segundo dia de assembleia. Cerca de 120 leigos e leigas de todo o Brasil, representando os diversos movimentos, pastorais e organizações filiadas, recordaram pela manhã a sua história e os desafios da caminhada, tendo como eixo norteador o texto bíblico extraído de Mt 24, 9-14...

Na continuidade, Geraldo Aguiar, representante do Setor Leigos na CNBB, fez uma retrospectiva da história do CNLB, enfatizando a realidade do organismo em todo o Brasil. Dentre muitos acontecimentos relembrados, destaca-se aqui a influência da Ação Católica que suscitou e capacitou muitas lideranças leigas e a realização da I Conferência Nacional do Laicato do Brasil, ocorrida em 2001 em Fortaleza/CE. Um dos sinais de alerta foi o avanço muito pequeno do organismo laical nos diferentes regionais, bem como o grande número de organizações filiadas que ainda não participam do CNLB.

Seguindo a programação, houve em seguida o trabalho de grupo onde cada regional pôde refletir sobre os seguintes questionamentos:

- Qual é a realidade dos CNLBs dos seus regionais?

- Que fatores contribuem e dificultam a organização dos CNLBs diocesanos?

- Quais as principais atividades realizadas pelos CNLBs desde a última assembleia em 2012? E quais os principais desafios?

- Outros pontos?

Entre as principais dificuldades, destacam-se:

- Consciência dos leigos e leigas em relação à sua vocação;

- Dificuldades em fazer parcerias e trabalhar;

- Falta de auto-sustentação financeira;

- Falta de participação e comunhão por parte de alguns segmentos da hierarquia da Igreja;

Principais Desafios:

- Integrar a juventude no CNLB;

- Formação de lideranças;

- Dar mais visibilidade às atividades e projetos do CNLB;

- Rearticulação e criação das Comissões de Juventude, Fé e Política, Formação e Comunicação nos regionais e dioceses;

- Avançar na articulação dos CNLB's diocesanos;

- Incentivo à participação nos Conselhos de Políticas Públicas;

Num segundo momento, cada regional se reuniu novamente para elencar dois projetos concretos que deverão entrar em vigor no período de 2013 a 2016. A plenária será feita no dia seguinte.

O dia de assembleia foi encerrado com uma análise dos conflitos de terra no Brasil, especialmente no Mato Grosso, feita pelo Pe. Paulo César e Gilberto Vieira, membros da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e CIMI (Conselho Indigenista Missionário). Durante a explanação, foram lembrados os inúmeros mártires que deram a vida pelo Reino e a resistência dos povos indígenas.

Por César Augusto Rocha - delegado do regional NE I e membro da CNC.



Nenhum comentário :