DIOCESE EM MARCHA


Apresentamos um resumo das principais atividades e encaminhamentos da Diocese de Tianguá nos meses de janeiro e fevereiro:

PASTORAL CATEQUÉTICA:

A coordenação diocesana da Pastoral Catequética promoveu de 07 a 13 de janeiro de 2013, no Centro Missionário São José, em Tianguá/CE, mais uma etapa de formação da Escola Diocesana de Catequese com o tema “Catequese e Liturgia”, sob a orientação da assessora Maria Erivan. Contando com a presença das representações de quase todas as paróquias da diocese, o encontro proporcionou aos catequistas uma reflexão profunda sobre o valor e a importância da liturgia, enquanto fonte da catequese e celebração do mistério pascal...

Durante a semana, foram realizadas as seguintes oficinas com seus respectivos assessores:

1) RICA – Ritual de Iniciação Cristã de Adultos
Assessor: Pe. Lusmar Fontenele
2) Ofício Divino das Comunidades
Assessora: Ir. Dolores
3) Celebração dos sacramentos de iniciação cristã
Assessor: Pe. Felipe Ribeiro
4) Espaço litúrgico, ritos, gestos, símbolos, palavras e músicas litúrgicas
Assessor: Pe. Justino Nascimento
5) Religiosidade popular e liturgia
Assessor: Pe. Jerônimo Campos
6) Música na Liturgia
Assessor: Paulo Clesson

O encontro foi encerrado com o momento de avaliação e despedida dos alunos/as que concluíram o processo de formação.

PROJETO “JESUS NO LITORAL” - RCC

A Renovação Carismática Católica realizou na Paróquia de Camocim/CE, de 16 a 20 de janeiro de 2013, a segunda edição do projeto missionário “Jesus no Litoral”, contando com cerca de 250 missionários/as de toda a diocese. Percorrendo todos os pólos de evangelização da cidade: Boa Esperança, São Francisco, Brasília, Olinda, Coqueiros, Cidade com Deus, Tatajuba e Santo Expedito, o projeto proporcionou momentos de louvor, integração, visitas domiciliares, shows, caminhadas, dentre outros, numa programação diversificada.

“É uma alegria ver tantos jovens comprometidos em levar a graça do Amor de Deus, único capaz de transformar as nossas vidas” - enfatiza um dos participantes. A segunda edição do projeto “Jesus no Litoral” encerrou as suas atividades no dia 20/01, domingo, com uma grande celebração eucarística na pracinha do amor, com uma presença significativa da comunidade paroquial.

ASSEMBLEIA DIOCESANA DAS CEB’S

Na reta final em preparação para o 13º Intereclesial das CEB’s que acontecerá de 07 a 11 de janeiro de 2014 na Diocese de Crato/CE, a coordenação diocesana das Comunidades Eclesiais de Base realizou de 15 a 17 de fevereiro de 2013, mais uma assembleia diocesana de caráter eletivo. Na ocasião, foram discutidos os seguintes tópicos:

- Análise de Conjuntura Social – assessoria de D. Javier – bispo diocesano;
- Projeto diocesano rumo ao intereclesial – assessoria – teólogo João Facundo – Arquidiocese de Fortaleza/CE;
- Encaminhamentos sobre o 13º Intereclesial e eleição da nova coordenação diocesana das CEB’s;

A nova coordenação diocesana ficou organizada da seguinte forma:

Coodenador – Carlos Jardel dos Santos – Camocim/CE
Vice- João Batista de Morais – Tianguá/CE
Coordenadora da Região Norte: Francisca Lopes da Silva Souza – Chaval/CE
Assessor – Pe. Manoel Raimundo – Pároco de Chaval/CE
Coordenadora da Região Centro: Marlúcia Ferreira Vasconcelos – Ubajara/CE
Assessora: Ir. Vânia – Ubajara/CE
Coordenadora da Região Sul: Maria Luisa Feitosa – São Benedito
Assessor: José Camilo – São Benedito
Secretário: Gleison Vieira de Araújo– Tianguá/CE
Tesoureiro: João Paulo Fernandes – Ubajara/CE

Outros encaminhamentos:

- Cada região episcopal deverá escolher 10 delegados/as para participar do 13º Intereclesial das CEB’s, em Crato;
- Cada comunidade deverá contribuir com uma taxa de R$ 5,00 mensal para a manutenção financeira das CEB’s;

A assembleia foi encerrada com as palavras de agradecimento e incentivo de D. Javier, bispo diocesano.

REGIÕES EPISCOPAIS:

As três regiões episcopais da diocese (Norte, Centro e Sul) iniciam em fevereiro a I Etapa de Formação para Ministros da Palavra, conforme calendário abaixo:

- Região Episcopal Centro: 16 e 17 de fevereiro de 2013
- Região Episcopal Norte e Sul: 22 a 24 de fevereiro de 2013

Neste primeiro momento, os temas aprofundados são:

- Análise de Conjuntura: Mundo-Igreja
- Introdução à Bíblia
- Fundamentos da Fé
- História da Diocese de Tianguá
- Celebração da Fé

A previsão é de que pelo menos 173 leigos e leigas de toda a diocese participem dessa primeira etapa de formação. Aos poucos, a Comissão Diocesana de Formação Permanente vai proporcionando ao laicato espaços de formação continuada, através de cursos sistemáticos que o capacite para assumir variadas tarefas pastorais, bem como para o exercício de seu ministério. Essa formação faz crescer a corresponsabilidade dos leigos, imprimindo um forte dinamismo na sua participação nas comunidades.


CONSELHO ADMINISTRATIVO DIOCESANO (CAD)

O Conselho Administrativo Diocesano (CAD), coordenado por Luciano Sotero Teles, realizou duas reuniões nos dias 04 de janeiro e 16 de fevereiro de 2013, na Cúria Diocesana, com a presença dos secretários/as paroquiais para prestar esclarecimentos sobre o novo Sistema Pastoral On-Line implantado na diocese desde o começo do ano. O Sistema Pastoral MAISTRE é uma ferramenta indispensável voltada essencialmente a enquadrar e atender todas as necessidades da diocese sejam elas administrativas ou pastorais. Constitui um apoio diário para o Conselho Administrativo da Diocese, sobretudo, porque informa o conjunto de informações e organização de cada paróquia. Trata-se, portanto, de um mecanismo pastoral que garante a flexibilidade e a geração de relatórios conforme a necessidade da diocese.

Contando com a assessoria de José Frota, responsável pela contabilidade da diocese, as reuniões definiram os seguintes encaminhamentos:

- As próximas reuniões acontecerão nos dias: 27/04 e 16 e 17/12/2013;
- Obrigatoriedade da contabilidade on-line para todas as paróquias desde o começo do ano;

Depois da avaliação, as reuniões foram encerradas com o momento do almoço. 

CAMPANHA DA FRATERNIDADE - 2013

No dia 13 de fevereiro aconteceu a abertura oficial da CF/2013 em todo o Brasil, que neste ano traz como tema: "Fraternidade e Juventude" e o lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6, 8). Na Diocese de Tianguá, geralmente a abertura acontece no 1º domingo da quaresma durante uma grande celebração festiva. 

A Equipe Diocesana de Campanhas, coordenada pelo Pe. Jerônimo Campos da Silva - pároco de Tianguá/CE, realizou dois encontros de formação nos dias 09 e 16 de fevereiro de 2013, nas paróquias de São Benedito e Camocim, sobre a temática proposta. O intuito é, além de proporcionar um momento de reflexão quaresmal, formar multiplicadores para a difusão do tema nos vários setores das paróquias. 

O objetivo desta CF/2013 é: "Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus de Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz".

PASTORAL SOCIAL


A Coordenação diocesana da Pastoral Social em parceria com a UFC (Universidade Federal do Ceará) e o Instituto Terra e Mar realizou nos dias 18, 19 e 20 de janeiro de 2013, na comunidade de Tatajuba – município de Camocim/CE, uma oficina com o objetivo de elaborar o mapa da comunidade e dar orientações sobre a utilização do GPS (Guia de Posicionamento legal), com a presença de 30 participantes da localidade. 


I CONFERÊNCIA SOBRE TURISMO RELIGIOSO DA REGIÃO DA IBIAPABA

A Diocese de Tianguá em parceria com o SEBRAE, Governo do Estado do Ceará e  os diversos municípios da região promove no dia 20 de fevereiro de 2013 a I Conferência sobre Turismo Religioso da Região da Ibiapaba com o objetivo de organizar, promover e divulgar o turismo religioso na região, haja visto o seu significativo crescimento nos últimos anos. Esse desenvolvimento geralmente vem acompanhado de uma série de transformações sociais, culturais e econômicas que precisam ser discutidas e analisadas.

Participam cerca de 10 municípios e 30 entidades da sociedade civil ligadas ao turismo na região da Ibiapaba.

Por César Augusto Rocha - Secretário Diocesano de Pastoral






Nenhum comentário :