PARÁBOLAS E CONTOS

TRANSITORIEDADE

Certa vez, uma pequena onda do oceano percebeu que ela não era igual às outras ondas e disse:

- Como sofro! Sou pequena, e vejo tantas ondas maiores e mais poderosas do que eu! Sou na verdade desprezível e feia, sem força e inútil...

Outra onda do oceano lhe escutou e disse...

- Tu sofres porque não percebes a transitoriedade das formas, e não enxergas tua natureza original. Anseias egoísticamente por aquilo que não és, e mergulhas em autopiedade!...

- Mas, - replicou a pequena onda - se não sou realmente uma pequena onda, o que sou?

- Ser onda é temporário e relativo. Não és onda, és água!

- Água? E o que é água?

- Usar palavras para descrevê-la não vai levar-te à compreensão. Contemples a transitoriedade à tua volta, tenhas coragem de reconhecer esta transitoriedade em ti mesma. Tua essência é água, e quando finalmente vivenciares isso, deixarás de sofrer com tua egoística insatisfação...

O SÁBIO E O DISCÍPULO

Conta a história que todos os dias uma grande multidão se aglomerava para escutar as palavras de um grande sábio, um velho mestre que encantava com sua prédicas. Porém, sempre que terminava de proferir os seus ensinamentos, um de seus ouvintes discordava de suas palavras, enciumado, fazendo-lhe muitos questionamentos.

O tempo passou e qual não foi a surpresa do grande mestre quando, subitamente, lhe fora revelada a morte daquele que tanto o importunara. Movido por uma imensa dor, o Mestre se dirigiu ao velório daquele que era o seu grande adversário e pôs-se a chorar copiosamente, deixando a todos atônitos. Em um determinado momento, um de seus discípulos o questionou, dizendo: "Mestre, por que choras? Este homem só te criticava em vida e menosprezava os teus ensinamentos!" O velho sábio, com os olhos lacrimejando, disse com eloquência: "Caro discípulo, não compreendeste nada do que tanto te ensinei. Choro e sofro porque perdi aquele que mais me ajudava a crescer espiritualmente, a melhorar como pessoa, a ser melhor em todas as dimensões de minha vida, já que só ele me questionava e me fazia rever os próprios ensinamentos!!"

SÓ ESTOU AQUI DE PASSAGEM...

Em visita ao Nepal, um jovem turista americano foi visitar um monge budista. Ao entrar em seus Aposentos, percebeu que não havia nada além de livros e velas. - Onde estão suas coisas? - O jovem perguntou. - Que coisas? - ele respondeu. - Ora, sua mobília, roupas, equipamentos, sei lá, suas coisas. - E onde estão as suas? 

- O monge perguntou. O jovem olhou surpreso para ele. - Onde estão minhas coisas? Eu só estou aqui de passagem.

- Eu também!!!!!!!!!!!

A LENDA DO MONGE E DO ESCORPIÃO

Monge e discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio. Foi então a margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou. Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.

- Mestre, deve estar doendo muito! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão!
O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:

- Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha.


Nenhum comentário :