POR QUE O ESQUECEMOS?

A caminho de Jerusalém, Jesus continua a instruir seus discípulos sobre o final que lhes aguarda. Ele insiste uma vez mais que será entregue aos homens e eles o matarão, mas Deus o ressuscitara. Marcos disse que eles “não compreendiam o que Jesus estava dizendo, e tinham medo de fazer perguntas”. Nessas palavras percebe-se a pobreza dos cristãos de todos os tempos. Não compreendemos Jesus e temos medo de nos aprofundar em sua mensagem...
Quando eles chegam a Cafarnaum Jesus lhes pergunta: “Sobre o que vocês estavam discutindo no caminho?” Os discípulos ficam calados. Estão envergonhados. Marcos disse que no caminho eles tinham discutido sobre qual deles era o mais importante. Certamente é vergonhoso ver o Crucificado acompanhado de perto por um grupo de discípulos cheios de tontas ambições. Que discutimos hoje na Igreja enquanto dizemos seguir a Jesus?

Uma vez estando em casa, Jesus se dispõe a lhes ensinar. Eles precisam de aprendizados. Estas são suas primeiras palavras: “Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos”. No grupo que segue Jesus, aquele que quer se sobressair e ser mais do que os demais deve ser o último, atrás de todos; dessa forma ele conseguirá ver aquilo que precisam e poderá ser servidor de todos.

A verdadeira grandeza consiste em servir. Para Jesus o primeiro não é aquele que ocupa um cargo de importância, mas sim aquele que vive servindo e colaborando com os demais. Os primeiros na Igreja não são os hierarcas mas as pessoas simples que vivem socorrendo aqueles que se encontram em seu caminho. Não podemos esquecer isso.

Para Jesus, sua Igreja deveria ser um espaço onde todos pensam nos demais. Uma comunidade na qual estamos atentos a quem pode estar em necessidade. Não é um sono de Jesus. Para ele, é tão importanto que lhes põe um exemplo prático.

Primeiramente, aproxima uma criança e a coloca no meio de todos para que fixem sua atenção nela. No centro da Igreja apostólica há de estar sempre essa criança, símbolo das pessoas fracas e desvalidas, os necessitados de apoio, defesa e acolhida. Não devem ficar fora, junto à porta. Hão de ocupar o centro de nossa atenção.

Logo Jesus abraça a criança. É assim como ele quer que os discípulos o lembrem. Identificado com os fracos. Entretanto, disse-lhes: “Quem receber em meu nome uma destas crianças, estará recebendo a mim. E quem me receber, não estará recebendo a mim, mas àquele que me enviou”.

O ensino de Jesus é claro: o caminho para acolher Deus é acolher seu Filho Jesus presente nos pequenos, nos indefesos, nos pobres e desvalidos. Por que o esquecemos tanto?

 
Autor: José Antonio Pagola - Teólogo Espanhol

Nenhum comentário :