O CAMINHO PARA ACREDITAR EM JESUS

Segundo o relato de João, Jesus repete de forma cada vez mais aberta que vem de Deus para oferecer a todos um alimento que gera vida eterna. As pessoas não podem continuar escutando uma coisa tão escandalosa sem reagir. Elas conhecem seus pais. Como ele pode dizer que vem de Deus?(...)

Ninguém fica surpreendido com sua reação. É razoável acreditar em Jesus Cristo? Como podemos crer que nesse homem concreto, nascido pouco antes de morrer Herodes o Grande e conhecido pela sua atividade profética na Galileia dos anos 30 da era Cristã, encarnou-se o Mistério insondável de Deus?

Jesus não responde a suas objeções. Ele vai diretamente à raiz de sua incredulidade: “Parem de criticar”. É um erro resistir à novidade radical de sua pessoa obstinando-se em pensar que já sabem tudo a respeito de sua verdadeira identidade. Ele lhes indicara o caminho que podem seguir.

Jesus pressupõe que ninguém pode crer nele se não se sente atraído pela sua pessoa. É verdade. Talvez, desde nossa cultura, o entendemos melhor que aquelas pessoas de Cafarnaum. Cada vez torna-se mais difícil acreditar em doutrina ou ideologias. A fé e a confiança se despertam em nós quando nos sentimos atraídos por alguém que nos faz bem e nos ajuda a viver.

Mas Jesus adverte-nos de algo muito importante. “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrai”. A atração para Jesus é Deus mesmo quem a produz. O Pai que o enviou ao mundo desperta nosso coração para que nos aproximemos de Jesus com gozo e confiança, superando dúvidas e resistências.

Por isso devemos escutar a voz de Deus em nosso coração e nos deixar conduzir por ele para Jesus. Deixar-nos ensinar com docilidade por esse Pai, Criador da vida e Amigo da pessoa humana. “Todo aquele que escuta o Pai e recebe sua instrução, vem a mim”.

A afirmação de Jesus resulta revolucionária para os hebreus. A tradição bíblica dizia que o ser humano escuta no seu coração o chamado de Deus a levar adiante com fidelidade a Lei. O profeta Jeremias tinha proclamado a promessa de Deus desta forma: “Eu colocarei minha Lei dentro de vossos corações e a escreverei em vosso coração”.

As palavras de Jesus nos convidam a viver uma experiência diferente. A consciência não é somente o espaço oculto e privilegiado onde podemos ouvir a Lei de Deus. Se no íntimo de nosso ser nos sentimos atraídos pelo bom, pelo formoso, pelo nobre, por aquilo que faz bem ao ser humano, por aquilo que constrói um mundo melhor, facilmente nos sentiremos convidados por Deus a nos sintonizar com Jesus. É o melhor caminho para acreditar nele.

Fonte: CNLB - Sul 1 - Autor: José Antonio Pagola - Teólogo Espanhol

Nenhum comentário :