FESTA DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA - Lc 1, 57-66.80 - ANO B

JOÃO BATISTA “é o maior entre os nascidos de mulher” (Elogio feito por Jesus)

-PREÂMBULO: “A festa do nascimento de São João Batista sempre foi celebrada levando em conta o Natal de Jesus: exatamente seis meses antes (24 de junho)...Sua vida e sua missão estão unidas de tal modo à vida e missão de Jesus, que sua festa é considerada também uma Festa do Senhor e, por isso, quando cai em domingo, toma o lugar da liturgia dominical.” (Veja Frei Clarêncio Neotti OFM in “Ministério da Palavra” – Ano B – pag. 226)(...)

-NOTAS PARA A COMPREENSÃO DO TEXTO:

“EN KARIM”, a terra de João Batista, era uma povoação que ficava a sete quilômetros e meio a oeste de Jerusalém . Hoje, com a expansão de Jerusalém, “EN KARIM” está quase na periferia da Cidade Sagrada. É uma região montanhosa (Veja Lc 1,39) e conta a lenda que, ao se despedir de Maria, que voltava para Nazaré, Isabel prometeu-lhe acender uma fogueira em ponto elevado para lhe dar o sinal do nascimento de João. Daí ter-se originado o costume das fogueiras de São João.

“O NOME: Seu nome é JOÃO, que significa “Deus faz misericórdia”.

“Batista” é apelido que o povo lhe deu, porque ele saía pregando, por toda a parte, um “batismo de conversão” e chegou a batizar o próprio Jesus. Os evangelistas assumiram o apelido.

-PECULIARIDADES SOBRE A PESSOA DE JOÃO BATISTA:

-Ele foi preservado do pecado original ainda no ventre de Isabel, no momento da saudação de Maria, quando pulou de alegria.

-Seu nascimento foi um presente de Deus, porque seu pai Zacarias era muito velho e sua mãe Isabel era estéril. Daí o significado do nome “João”, que foi determinado pelo seu pai Zacarias: “Deus faz misericórdia.”

-Porque tinha pais avançados na idade e lhe faltarem cedo, foi criado nas comunidades essênias. Os essênios eram monges que formavam uma comunidade em “Qumram”, ao noroeste do Mar Morto. A propósito, o evangelho de hoje diz: “Ele vivia nos lugares desertos.” Também notamos reflexos das doutrinas essênias na pregação de João: a necessidade do arrependimento, o batismo em água e a preparação para a vinda do Messias.

-TÍTULOS DE SÃO JOÃO BATISTA ( “O maior entre os nascidos de mulher.”)

-UM SANTO –
Por causa da austeridade da sua vida: suas vestes, sua dieta (“gafanhoto e mel silvestre” – “não beberá vinho nem bebida fermentada”). E por causa da sua missão na terra: “preparar os caminhos do Senhor.”

-UM PROFETA – Chegou aos extremos na missão principal de um profeta, que é denunciar. Teve a coragem de denunciar a vida escandalosa do rei, em adultério com a mulher de deu irmão.

-UM MÁRTIR - Porque foi decapitado por causa da denúncia que fez.

-PRECURSOR DE JESUS - A palavra “precursor” quer dizer, literalmente, “aquele que corre na frente”. No Oriente antigo, quando um rei ia visitar os lugares recônditos do seu reinado, antes era enviado um arauto, um funcionário do rei, para desimpedir os caminhos por onde o monarca ia passar e avisar os súditos sobre a auspiciosa ocorrência. Jesus, o rei que vinha chegando, teve João Batista como precursor.

-REFLEXÕES:

Ao nos debruçarmos sobre a vida de João Batista, tocam-nos, sobretudo, o ardor, a radicalidade, o comprometimento, a militância dele. Não se sabe qual dessas qualidades predominou na vida de João, mas sabemos ,perfeitamente, que todas elas estão faltando hoje no meio católico. São elas que mais faltam na nossa Igreja de hoje. Sua radicalidade fez-se rediviva em São Francisco de Assis. Nós estamos precisando, gritantemente, de João Batistas e Franciscos de Assis.

Por Francisco Valmir Rocha - Animação Bíblica de Camocim/CE

Nenhum comentário :