FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE - Mt 28, 16-20 - ANO B

-PREÂMBULO - A Santíssima Trindade, que melhor poderia chamar-se “Diviníssima Trindade”, é o selo de Deus na nossa religião, a qual gira em torno desse mistério. A Trindade é algo que Deus falou para nós, mas deixou de explicar. Se, na Glória do Céu, Ele levantar a pontinha desse véu, será um gozo imenso para nós.

-SANTÍSSIMA TRINDADE:

-Primeira pessoa: O Pai do Céu - Ele é um espírito puro, santo,que nos vê a todo momento. Nós não conhecemos que rosto Ele tem, porque Ele nunca mostrou o rosto. Ele apareceu a Moisés no deserto na forma de um espinheiro queimando (não mostrou a cara)(...)Moisés perguntou o nome dele e Ele simplesmente disse: “Eu sou aquele que é.” Mas Ele é representado pelos homens como um velho de barba branca para significar a sua eternidade: um Velho em atitude dinâmica, operando, criando mundos...regulando o giro dos astros...regendo, como um grande maestro , a orquestra da natureza.

-CARACTERÍSTICA DO PAI: - Ele é um Pai bom, um Pai extremoso. Quem nos revelou isso foi o seu próprio filho, Jesus Cristo, que é quem mais o conhece. Para falar do grande amor que o Pai nos tem, Ele contou-nos uma história, que diz assim: “O Pai do Céu é como um certo pai cujo caçula resolveu abandoná-lo para andar pelo mundo afora. Certo dia, arrependido, resolveu voltar, mas não sabia quão amoroso era seu pai. Só soube quando chegou em casa. Pelo que ele tinha feito, era para ser tratado como empregado, mas recebeu tratamento de um filho muito querido com direito a uma festa retumbante.

-Segunda pessoa: o Filho – Ele tem duas naturezas...como deus, Ele é um espírito cujo rosto nós não conhecemos. Como homem, Ele deve ter sido o ser humano mais bonito que já houve: Ele extasiava as multidões ao discursar. Certa vez, uma mulher não se agüentou e levantou a voz do meio da multidão dizendo: “Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos que te amamentaram.” Significa: feliz a tua mãe, porque tu és maravilhoso.”

-CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DO “FILHO DE DEUS”: Ele é muito amoroso, cheio de compaixão. Vejam como Ele tratou a mulher adúltera! Para aplacar o Pai, que estava zangado com os homens, Ele não hesitou em morrer e da maneira mais cruel que havia naquele tempo: a crucifixão.

-Terceira pessoa: o Espírito Santo – Ele também é um espírito que nunca mostrou sua cara. Ele apareceu duas vezes: na forma de uma pomba branca na hora do batismo de Jesus e, em forma de fogo, no dia de Pentecostes. Mas não podemos dizer que o Espírito Santo seja uma pomba branca ou um floquinho de fogo. Podemos, no entanto, desenhar os traços do seu rosto com todos os efeitos que Ele causa: o Vento que sopra onde quer, a Pomba Branca, o Fogo que aquece, o Unificador das Línguas, o nosso Consolador, o Inspirador dos profetas, de Moisés na frente do Faraó e dos pregadores; o Santificador.

-O QUE É QUE O ESPÍRITO SANTO FAZ COM A GENTE?

Ele é o encarregado da nossa santificação. Quando nós sentimos aquela vontade irresistível de agradecer a Deus por um grande favor; aquele movimento instantâneo, às vezes até fora da igreja,de amar a Deus ou amar o irmão, é Ele que nos está inspirando.

-Sendo Ele o fruto do amor do Pai para com o Filho, Ele une amorosamente os membros da Igreja de forma tão íntima e poderosa, que ela adquire a consistência de um corpo: assim, embora cada um de nós seja diferente um do outro: um seja mais de pregar, outro seja mais de orar comtemplativamente, outro seja mais de agir, outro seja mais de louvar a Maria; o Espírito Santo nos dá a união, a consistência de um organismo.

-O QUE APRENDER NA FESTA DA “TRINDADE SANTA”?

- A UNIÃO, que entrelaça. E podemos apresentar a família como a figura da Trindade. O homem é diferente (é mais impulsivo), a mulher é tímida. No próprio ato do amor, eles agem diferentemente. O filho, por sua vez, é desigual: nasceu com algumas características físicas do pai, mas o temperamento é da mãe. Mas o AMOR está aí para coordenar essas desigualdades. O AMOR deve fazer com que as rodas da engrenagem rolem sem atritos. A família é a figura humana da Trindade e deve copiar dela a UNIÃO, que a enlaça.

Por Francisco Valmir Rocha - Animação Bíblica de Camocim/CE

Nenhum comentário :