REFLEXÃO DO EVANGELHO DOMINICAL - Jo 1, 35-42 - 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

Podemos chamar este domingo o “Domingo da Vocação”

-JOÃO CONTINUA A NOS DAR LIÇÃO DE HUMILDADE.

Ao receber as queixas ciumentas dos discípulos de João por terem visto Jesus batizando também, João reprovou-os e manifestou imensa alegria ao ser informado das atividades de Jesus. E fez mais: encaminhou para Jesus os seus próprios discípulos. Assim, os dois primeiros apóstolos foram discípulos de João(...)

-JOÃO DISSE PARA OS SEUS DISCÍPULOS: “Eis o Cordeiro de Deus.”

Deus nem sempre chama diretamente e, com todas as formalidades, os seus escolhidos. Ele nem sempre procede como fez com Samuel (“Samuel, Samuel!”). Jesus, às vezes, se serve das pessoas humanas para chamar os operários para a sua vinha. Desta vez, serviu-se de João, que apontou o Cordeiro de Deus para dois dos seus discípulos, que atenderam ao chamado. Mas aí vem a segunda fase. Jesus quer saber da decisão individual deles e pergunta: “O que estais procurando?” Somente depois da aceitação individual do chamado, os discípulos são aceitos a conviverem com Ele.

Mas quem entra na Vinha do Senhor não pode esquecer os companheiros que deixou no mundo lá fora. Assim, André, cheio de amor a Cristo, e com a certeza de ter encontrado aquilo que procurava, no mesmo dia, foi ao seu irmão Simão dizer para ele que tinha encontrado o Messias.

-DEUS TEM AS SUAS PREDILEÇÕES

Sim! Deus tem as suas predileções. Ele tem os seus segredos, que nós não entendemos. André leva o seu irmão a Jesus. Ele próprio, André, apesar de ter sido chamado por primeiro, não recebeu o tratamento de Simão. Com Simão foi diferente. Quando este chegou frente a Jesus, o Mestre olhou-o com um olhar profundo, que, com certeza, chegou até a alma e, amigavelmente, como se tivesse conquistado aquele terreno, mudou-lhe o nome de Simão para Cefas, que quer dizer “pedra”, indicando-lhe a missão que ia ter de alicerce da Igreja. Desde aí Pedro foi escolhido para chefiar a Igreja de Cristo.

-REFLEXÕES:

Cada um de nós pode ter tido um André na sua vida. Quem nos falou Por primeiro que tinha encontrado o Cristo e até nos levou à pia batismal foram os nossos pais. Cabe-nos, ao acordar para a vida, conscientizar-nos desse convite e tomar a decisão sobre quem seguir. Não é fácil “atualizar” o nosso batismo. Para muitos ele é uma coisa apagada, que aconteceu em épocas remotas e que não é bem compromisso nosso. Saber onde está o Cristo não é difícil. A coluna-laranja do jornalzinho “O Domingo” de 18.01.2009 diz que “Ele é um mestre itinerante (que viaja, que anda, que não está parado). Como seu ser e seu agir são uma só coisa, Ele pode ser encontrado em várias moradas. Ele é o pão e está nos gestos que alimentam a vida. Ele é a luz e está nos caminhos que se iluminam. Ele é a porta e está na liberdade das relações humanas. Enfim, não é difícil saber onde Ele mora. Precisa é segui-lo decididamente.”

Por Francisco Valmir Rocha - Membro da Pastoral Bíblica de Camocim/CE

Nenhum comentário :