USINAS EÓLICAS E OS IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS EM CAMOCIM

A implantação da Usina Eólica na praia de Formosa em agosto de 2009 ainda hoje traz um forte impacto sócio-ambiental para as comunidades de Amarelas e da Praia do Xavier. O que aparentemente parecia ser um empreendimento ecologicamente viável capaz de gerar uma matriz energética pura e não-poluente, afetou de forma significativa o cotidiano daquelas comunidades circunvizinhas(...)

A destruição de dunas, o descumprimento de licenças ambientais e a obstrução do direito de ir e vir dos moradores são apenas alguns dos muitos problemas advindos da instalação desta usina na aprazível praia de Formosa. Constatamos que a despreocupação com as comunidades nativas e a terrível destruição de nossas riquezas naturais têm se intensificado em nossa bela cidade de Camocim, em nome de um pretenso "desenvolvimento" e "progresso". Há uma certa facilitação governamental, suspeita até, para a implantação dessas empresas em nosso vasto litoral no afã de explorar todos os recursos possíveis da região, quase sempre sem nenhuma compensação ambiental para as comunidades que sofrem com tanto descaso por parte das autoridades.

A Diocese de Tianguá juntamente com a prefeitura municipal e o ministério público tem feito várias mobilizações e atividades em defesa dos moradores locais. Dom Francisco Javier, bispo diocesano, tem se colocado a inteira disposição das comunidades atingidas no sentido de buscar alternativas que amenizem o impacto sócio-ambiental. A empresa SIIF Énergies do Brasil, responsável pela obra, assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) se comprometendo a buscar soluções para a problemática.

Lamentamos o desconhecimento por parte da grande maioria dos camocinenses acerca dessa questão ambiental. Desconhecimento e indiferença! É hora de substituirmos a ética do mercado, do egotismo pela ética do cuidado, da sensibilidade, da percepção, da visão holística de que todos os seres vivos estão ligados pelos liames da vida. A opção pela vida é o grande referencial. Essa opção precisa ser reafirmada e recolocada na centro da pauta da humanidade.

Nenhum comentário :