PROBLEMAS SÓCIO-AMBIENTAIS DE CAMOCIM - CF/2011

A Paróquia de Camocim/CE, Diocese de Tianguá, abrirá oficialmente a Campanha da Fraternidade - 2011 no dia 13 de março durante a celebração eucarística que ocorrerá às 18h no Ginásio Poliesportivo São José (Quadra do Instituto São José). A equipe formada na última reunião do Conselho Paroquial de Pastoral tem se organizado para fomentar a discussão e a reflexão acerca da temática proposta neste ano: "Fraternidade e a vida no planeta"(...)

A cidade de Camocim, como quase todas as demais localizadas no imenso litoral cearense, tem sofrido com alguns problemas sócio-ambientais que se agravaram nestes últimos anos. A cidade desperta para o turismo com a instalação de novos empreendimentos na área hoteleira (cinco novos hotéis), uma cidade turística e um aeroporto internacional. As praias são, sem dúvida alguma, os locais mais procurados. Além disso, no âmbito econômico, desde 2009, temos a instalação da Usina Eólica na Praia de Formosa, importante matriz energética do estado. A pesca continua sendo um importante setor de geração de renda, apesar das dificuldades enfrentadas nestes últimos anos devido ao aumento da atividade pesqueira predatória. Registra-se também o aparecimento crescente de novas empresas de carcinicultura.

O desenvolvimento é extremamente importante para o município desde que este esteja em harmonia com o meio ambiente e com as comunidades locais. Apresentamos alguns dos problemas elencados pela equipe de articulação da CF/2011:

1- DESTRUIÇÃO DOS MANGUES: Camocim tem 4.620 ha de mangues, correspondendo a 20% dos manguezais do Ceará. Esse importante ecossistema tem sido ameaçado pela carcinicultura, poluição e pesca predatória;

2- IMPACTO SÓCIO-AMBIENTAL DEVIDO A USINA EÓLICA NA PRAIA DE FORMOSA (PRAIA DO XAVIER E AMARELAS) – Um dos maiores problemas ambientais de Camocim nos últimos anos. Constatamos os seguintes problemas decorrentes da chegada dessa usina: destruição de dunas, descumprimento de licenças ambientais e obstrução de uma das principais vias de acesso da comunidade, além da destruição do ecossistema local;

3- ASSOREAMENTO E POLUIÇÃO DE LAGOS: SECO, CANGALHAS, BOQUEIRÃO E TORTA;

4- PESCA PREDATÓRIA DA LAGOSTA MIÚDA ABAIXO DO TAMANHO PERMITIDO E DO CARANGUEJO NA ÉPOCA DE REPRODUÇÃO - DEFESO;

5- AUSÊNCIA DE UMA CULTURA DE RECICLAGEM EMBORA JÁ SE TENHA UM PROJETO DE COLETA SELETIVA SENDO IMPLANTADO;

6-FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO EM ALGUMAS COMUNIDADES;

7- GRILAGEM DE TERRAS PARA INVESTIMENTOS PRIVADOS;

Dentre outros!!

Esperamos contar com o apoio dos camocinenses nesse debate proposto pela CF/2011, para que possamos contribuir para a defesa e manutenção de nossos ecossistemas. Lembremo-nos sempre de que a vida precisa ser defendida a qualquer custo, em todas as suas dimensões.

Nenhum comentário :