A POBREZA É PRODUTO DE ESCOLHAS E POLÍTICAS HUMANAS

Há muito se discute sobre a vontade de Deus e a vontade dos homens. É comum ouvir pessoas confortando outras, dizendo que tudo o que acontece é vontade de Deus. Mas, e as tragédias que nascem da falta de amor ou de cuidado com o outro?

Um homem armado se descontrola no trânsito e mata outro motorista. Um ladrão invade uma casa e se assusta, disparando o revólver em duas crianças. Um pai joga seu filho pela janela e se joga depois. Um país decide entrar guerra com outro país e manda os jovens soldados para a frente da batalha. Um político rouba o dinheiro que deveria ser utilizado para o bem das pessoas. Um outro político desconsidera a existência dos pobres. Um adulto destrói a inocência de uma criança. Deus faz isso tudo?(...)

A vontade de Deus se renova todos os dias na criação e na liberdade dos homens. Não somos robôs programados para fazer isso ou aquilo. Somos livres. E é essa liberdade que nos permite acolher Deus em nossa vida e, ao acolhê-LO, acolher o nosso irmão ou simplesmente optar pela negação do amor. Deus respeita a escolha dos seus filhos.

Na Idade Média, dizia-se que um governante era escolhido por Deus e, portanto, não se questionavam suas atitudes, muitas vezes desprovidas de qualquer compaixão. Reis que matavam, roubavam e não cuidavam de seu povo. A ação era dos reis e não de Deus. A escolha é humana. Com isso, não queremos dizer que Deus abandona o seu povo. Mas que ele respeita a inteligência que é fruto da criação. No Antigo Testamento, o povo pediu a liberdade e Deus abriu mares para que a escravidão fosse coisa do passado e, mesmo assim, adoraram a um bezerro de ouro. Por vontade de Deus? Não. Por decisão humana. Os leprosos eram tratados como a escória da sociedade e também as mulheres e as crianças. Por vontade de Deus? Não. Por vontade dos homens.

Vivemos em um país rico e pobre. Somos uma nação gigante que tem moradores de rua, trabalho infantil, pedofilia e escravidão. E não é essa a vontade de Deus. Seu reino de Amor começa aqui e agora quando todos os Seus filhos forem tratados com dignidade. Sem preconceitos. Sem arrogâncias. O Papa Bento XVI, em sua Encíclica “Caridade na Verdade”, diz que é essencial cuidarmos da pessoa toda e de todas as pessoas. É esse o desafio que mulheres e homens têm no momento de escolher e no momento de agir.

Sempre que você tiver de decidir, peça a Deus que o abençoe, o ilumine, mas não se esqueça, a escolha é sua. A não ser que você faça como a criança na canção do Padre Zezinho que queria saber o que fazer para ser feliz e a resposta é essa:

Amar como Jesus amou, Sonhar como Jesus sonhou,
pensar como Jesus pensou,viver como Jesus viveu.
Sentir o que Jesus sentia,sorrir como Jesus sorria.
E ao chegar o fim do dia eu sei que eu dormiria muito mais feliz.

Ser Cristão é ser um novo Cristo. Essa é uma escolha humana inspirada na bondade Divina. Se isso de fato acontecesse, corrupção, violência, miséria dariam lugar ao mundo do acolhimento e do amor. É difícil? Vamos dar o primeiro passo...

Por Gabriel Chalita

Um comentário :

CEBS - SE AVEXE NÃO! disse...

Não vejo o por que do comentário tão "pessoal" sobre o Gabriel. Acredito que tudo o que ele falou é de procedência.
Quanto ao "Cara de Pau" antes de mais nada é preciso entender que este espaço destina-se a comentários sobre os artigos e não sobre o caráter do autor.
O artigo está muito bom. já o seu comentário não caiu bem, resolva seus problemas pessoais com ele e não no blog.