JUSTIÇA E PROFECIA A SERVIÇO DA VIDA - AMPLIADA NACIONAL DAS CEBS

O Centro de Expansão da diocese de Crato no Ceará tornou-se mais uma vez o centro das atenções para as Comunidades Eclesiais de Base do Brasil, em virtude da realização de mais uma Ampliada Nacional de CEBs, que teve inicio no dia 27 de janeiro e se encerrou no domingo, dia 30.

Um dos momentos fortes do encontro foi a análise de conjuntura feita pelo Padre Manfredo Oliveira, da Arquidiocese de Fortaleza. Na análise, foram destacados pontos norteadores para a compreensão da atual situação do Brasil. “Somos um país com vários problemas, porém o problema atual de fundo é a relação homem e meio ambiente”, sublinhou Manfredo, que destacou o fenômeno ‘Lulismo’ como uma experiência política de forte ligação com o pobre(...)

Irmã Annette Dumollium falou sobre os romeiros e a mística das romarias de Juazeiro do norte, colocando em sua apresentação depoimentos fortes de expressões de fé dos romeiros. “A romaria é penitencial, mas não é um sofrimento, é muito leve, não é um sofrimento imposto como aquele que vem do patrão para oprimir o empregado. Ela é uma terapia que dá sentido ao sofrimento”, explica Irmã Annette, respostando as indagações sobre a relação da mística das romarias com a teologia da libertação.

Durante os últimos Intereclesiais de CEBs, a dinâmica vem sendo um dos fatores responsáveis pelo êxito na transmissão da mensagem do Cristo Libertador. No rol de ações, a inculturação e o ecumenismo são assuntos que permeiam constantemente os encontros das CEBs no Brasil a fora. A introdução da vida do povo nas liturgias e no processo organizacional do Intereclesial, vem sendo para a diocese Anfitriã, Crato, um trabalho de profunda dedicação, pois concentram-se em seu entorno a força de uma religiosidade popular, expressa através das romarias, que segundo Irmã Anette, só é compreendida por um olhar apurado do espaço e de espacialidade, que revela algo que não se confunde com alienação religiosa ou com práticas extremamente devocionais e supérfluas.

Foi sobre a compreensão da vertente sociocultural, religiosa e ecumênica que a Ampliada escolheu os nomes dos locais onde acontecerão os momentos de encontros do 13º Intereclesial no Crato. O local da grande plenária será ‘Caldeirão das CEBs’, aludindo a história da Comunidade do Caldeirão do Beato Zé Lourenço. ‘Rancho’ (escolas, ginásios etc.)será o local das mini-plenárias. Rancho é o local onde os romeiros ficam hospedados nos tempos de romarias em Juazeiro. ‘Chapéu’ (salas) foi o nome escolhido para os locais onde pequenos grupos se reunirão para discutirem e trabalharem os assuntos sugeridos durante o encontro.

Por Carlos Jardel - Articulador das CEBs - Diocese de Tianguá

Um comentário :

CEBS - SE AVEXE NÃO! disse...

Prezado César,
Obrigado pela postagem.

Enviei ao nobre Carlos Tursi as propostas para assessorar os encontros do CDL. ele respostou assinalando que sim, agora resta-nos definir qual encontro. Veja no seu email a correspondencia.

Jardel.