JOVENS SE MOBILIZAM PARA MARCAR PRESENÇA NA JMJ 2011

Faltam exatamente 300 dias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 que acontecerá em Madri (Espanha) e os jovens brasileiros se preparam para marcar presença neste grande evento.

Os jovens da Paróquia São Sebastião em Cachoeira Paulista (SP) já fazem feiras de doces, chás e montam barracas em festas para arrecadar recursos. “Começamos as atividades em junho. A meta é arrecadar R$40 mil para levarmos até 15 jovens. A próxima atividade será num acampamento sertanejo”, explica a jovem Ana Marta Corrêa.

Leia mais
.: JMJ 2011 é apresentada oficialmente: resposta profética
.: Mensagem de Bento XVI para a JMJ 2011
.: Site oficial da JMJ 2011


Tiago Miranda foi para a JMJ de Colonia (Alemanha) como voluntário em 2005, e para arrecadar recursos ele e outros cinco amigos fizeram feijoada, galinhada, festival de sorvete em diferentes paróquias do Distrito Federal. “Vendemos doce na porta da igreja, rifas entre amigos, bazar de roupa usada, vendemos água em dia de concurso, entre várias atividades para conseguir o dinheiro. Acho que esse nosso esforço foi essencial para valorizar a viagem em si”, conta Tiago. Para o jovens esta etapa foi uma preparação para a JMJ, e para Madri eles pretendem repetir a receita.

Para a estudante Maristela Ciarrocchi da Comunidade Emanuel de São José dos Campos (SP), que já participou de quatro Jornadas (Paris-97, Toronto-2002, Colonia-2005 e Sidney-2008), cada Jornada é um momento único. “Tudo depende muito do que estamos vivendo espiritualmente e do quanto nos entregamos para que Deus possa trabalhar em nosso coração”, ressalta Maristela. Ir a uma jornada, para ela, é ainda uma grande oportunidade de viver em comunidade, aprender deixar a vaidade, o ciúmes e a inveja, e se abrir para os dons de Deus, principalmente o amor.

Este encontro com pessoas de diversas idades, culturas, idiomas e países fez com que os jovens entrevistados entendessem o que significa “ser Igreja” e porque ela é Universal. “Todos os jovens são convidados a conhecer essa proposta de Amor e, durante a JMJ, podemos ver essa vivência de diferentes formas”, destaca Tiago. “Rezamos, celebramos e cantamos para o mundo ouvir: Vale a pena dar a vida por Jesus! Todo sacrifício é pequeno diante de todo o Amor que recebemos Dele”, completa Maristela.

As expectativas são muitas para a Jornada de Madri, para Maristela a maior expectativa é que seja um grande momento de evangelização para Espanha e também a Europa que sofre um ateísmo profundo. “Temos que ser sinal de fé e esperança para a Igreja Católica. Com o caminho da cruz da JMJ por todo mundo isto já tem acontecido. Milhares de jovens se organizam para recebê-la e tenho certeza que isto já tem tocado e muito”, salienta Maristela.

O idealizador das JMJs, o Papa João Paulo II, acreditava que os jovens eram os melhores evangelizadores para outros jovens. “É um excelente meio de evangelização da Igreja, que, por intermédio destas Jornadas, continua a anunciar a mensagem de Cristo aos jovens”, disse o Papa João Paulo II em discurso ao Colégio dos Cardeais em 1985.

A presença do Santo Padre é uma outra grande graça das JMJs, animando e fortificando os jovens. “A peculiaridade destas jornadas e o caráter particular da sua alegria, da sua força criadora de comunhão, não encontram nenhuma explicação”, ressaltou o Papa Bento XVI à Cúria em 2008.

A Jornada Mundial da Juventude 2011 será realizada em Madri (Espanha) entre os dias 16 e 21 de agosto e tem como tema a passagem de São Paulo que diz: “Enraizados e Edificados em Cristo. Firmes na Fé”.

FONTE: CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário :