" Naquele tempo, Jesus entrou num povoado..."Na grande marcha de Jesus para Jerusalém, ele entra em Betânia, onde moravam seus três amigos: Marta, Maria e Lázaro. É que era costume entre os peregrinos lavarem-se antes de entrarem na Cidade Santa e Jesus, toda vez, costumava fazer isso em Betânia, já que a povoação ficava a apenas duas léguas e meia de Jerusalém. Lázaro devia estar viajando, pois não é mencionado nos acontecimentos do evangelho do domingo. E, assim, Jesus foi hospedado pelas duas mulheres: Marta e Maria(...)
JESUS QUEBRA O GRANDE TABU DA DISCRIMINAÇÃO DA MULHER
A mulher era muito discriminada pelos judeus nos tempos de Jesus. Elas não tinham quase nenhuma participação no culto divino. Seria uma desonra um rabino ser pegado ensinando uma mulher. Eles diziam entre si que ao entregar a Torá (o conjunto de leis) nas mãos de uma mulher era preferível queimá-la (Veja Frei Clarêncio Neotti in "Ministério da Palavra - Ano C - pag. 149). Jesus, porém, mudou, inteiramente, esse comportamento. Pede água e entra em conversa com a samaritana no poço de Sicar. Deixa-se tocar pela pecadora arrependida naquele banquete oferecido pelo fariseu e, no evangelho de hoje, deixa-se hospedar por duas mulheres (Marta e Maria - Lázaro estava ausente). Faz-se acompanhar por uma trupe feminina em suas viagens e receber delas ajuda financeira e de serviços.
O VALOR DA PALAVRA DE DEUS
Ao entrar na casa dos seus amigos de Betânia, enquanto Marta se entregou ao vai e vem das lutas de casa, Maria aproveitou Jesus em casa e não arredou de seus pés, escutando-o. Mesmo questionado por Marta, Jesus não afastou Maria da escuta da sua palavra.
Mas uma outra Maria deu um exemplo ainda maior de amor à Palavra de Deus, a mãe de Jesus. Ao encontrar Jesus no templo entre os doutores e ouvindo-o, embora sem entender, Maria guardava as palavras d'Ele, conferindo-as em seu coração. Então, nas retinas de Jesus, a figura de Maria aparecia sempre como ouvinte zelosa da Palavra. A figura dela é evocava a de quem escutava a Palavra de Deus. Por exemplo, certo dia, uma mulher levantou a voz do meio da multidão e exclamou: "Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!" Ele, pensando na sua mãe, respondeu: "Felizes antes os que ouvem a Palavra de Deus e a observam." E tem mais uma coisa, Maria não guardava, passivamente, a Palavra de Deus. Ela a guardava conferindo-a em seu coração.
O QUE A "PALAVRA DE DEUS" É PARA VOCÊ?
- Que lugar ela ocupa entre as suas devoções?
- Aposto que você tem-se dedicado, o mais das vezes, às orações, à observância dos preceitos, ao amor ao próximo. Mas você já tentou escutar Deus? Sua voz não chega aos seus ouvidos por causa do barulho do mundo e das suas preocupações.
MAS ONDE ESTÁ A "PALAVRA DE DEUS"?
- Na Bíblia,
- Na pregação,
- Na sua consciência,
- na natureza.
Zé Vicente lhe diz mais sobre o assunto:
"Tua Palavra é!
Luz do meu caminho,
Luz do meu caminho, meu Deus,
Tua Palavra é!
Tua Palavra está nas ondas do mar!
Tua Palavra está no sol a brilhar!
Tua Palavra está no pensamento,
no sentimento. Tua palavra está!
FRANCISCO VALMIR ROCHA


Nenhum comentário :
Postar um comentário