REFLEXÃO DO EVANGELHO DOMINICAL - Jo 21,1-19 - 3º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO C

"SEGUIR CRISTO" É IR ATRÁS, SEGUINDO-LHE O RASTRO

NOTAS PARA COMPREENSÃO DO TEXTO

"Lago de Genesaré", "Lago de Tiberíades", "Mar de Tiberíades" e "Mar da Galileia" são a mesma coisa.

- O maior comprimento dele, de norte a sul, é de 21 Km (03 léguas e meia).

- A maior largura, de leste a oeste, é de 12 Km (21 léguas).

- A profundidade dele varia de 42 a 48 m(...)


- O nível vai de 208 a 210 m abaixo do nível comum dos mares.

- A água é doce, bastante limpa, rica em peixes. Por ser tão grande, este lago é chamado "Mar de Tiberíades". e há tempestades nele quando sopra o ar mais fresco do Mediterrâneo e se esbate com o mormaço da sua evaporação, mas são tempestades rápidas, porque ele é estreito.

- É formado pelo rio Jordão.

- É mais populosa a sua margem ocidental, onde se encontrava as cidades de Cafarnaum, Tiberíades e Magdala, terra de Maria Madalena.

- Nos tempos de Cristo e até hoje, a pesca é o principal meio de subsistência em torno do Mar da Galileia, sobretudo a parte ocidental, onde Magdala, cujo nome significa "Salga de Peixe", era um dos centros da atividade pesqueira.

"Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixes em cima e pão...Jesus disse-lhes: Vinde comer."

Com essa atitude, Jesus quer pôr em prática a mesma lição que deu na última ceia, lavando os pés dos discípulos e, depois de lavados, distribuindo com eles o alimento. O mundo eternizou esse momento retratando a última ceia, hoje exposta em todos os lares. Arriscamo-nos a dizer que Cristo quis ser visto "maternalmente". Com os discípulos de Emaús, outra cena inolvidável, que merecia a palheta de um pintor, Cristo só foi reconhecido com o gesto gracioso de partir e repartir o pão. E, ainda hoje, Ele faz questão de fazer isso para nós pelas mãos dos seus continuadores, os sacerdotes.

"Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes? Pedro respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo."

Era como se Cristo estivesse fazendo as pazes com Pedro depois da tríplice negação: "Eu não conheço esse homem." Três vezes Pedro o negou, três vezes Jesus perguntou: "Simão, filho de João, tu me amas?" Hora solene em que Jesus acrescenta ao nome de Pedro a sua genealogia (filho de João). A essa altura, Pedro já tinha chorado muito e Jesus passeia amorosamente pela intimidade de Pedro, deixando entrever que já tinha perdoado o amigo, que conhecia o grande coração dele, descobrindo até um pouco o véu do martírio do amigo, que ia acontecer muito depois ("...estenderás as mãos e outro te cingirá, te levará para onde não queres.")

Observar que Cristo, ao fazer de Pedro o Pastor das Ovelhas, exige somente dele...AMOR. Então, o AMOR é a coisa mais nova precisada para ser pastor. Ninguém pode ser pastor, se não amar muito as ovelhas.

"E acrescentou: Segue-me."

Então, para um Pedro de fé apoucada (Não tinha recebido a moção do Espírito Santo), mas corajoso a ponto de tirar com a espada a orelha do soldado Malco, Jesus dá um recado conciso e forte: "Segue-me". Seguir Jesus, como diz Frei Clarêncio Neotti significa:

- Não tomar a dianteira do Mestre (Não inventar);

- É preciso ir atrás, pisando exatamente nas pegadas do Mestre, o rastro de Jesus, de modo a não haver duplicidade de pegadas.

REFLEXÃO CENTRAL

Quando Jesus quis entregar a Pedro o pastoreio do seu rebanho, ele deixou claro que o amor de Pedro tinha que ser maior que o dos seus comandados. Então, esse é o requisito também para quem quer ser líder na Igreja hoje: "amar". Cristo não exige propriamente maior "sabença", maior cultura, mas, seguramente, um amor maior do que o dos outros.

FRANCISCO VALMIR ROCHA

Nenhum comentário :