O CEARÁ AVANÇA NA ORGANIZAÇÃO DE SEU LAICATO

Nos dias 24 e 25 de abril aconteceu a XXI Assembleia Geral Ordinária do CNLB NE I com a presença de todas as dioceses do Ceará (Arquidiocese de Fortaleza, Iguatu, Tianguá, Limoeiro do Norte, Crato, Crateús, Itapipoca, Sobral e Quixadá) na Casa do Leigo em Fortaleza/CE. Na ocasião contamos com a presença de Dom Ângelo, bispo diocesano de Quixadá e assessor do laicato no Regional NE I. A assessoria ficou por conta de:

TÂNIA MARIA COUTO MAIA (Teóloga. Graduada em Teologia pelo Instituto Teológico-Pastoral do Ceará-ITEP, Mestra em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade Católica de Fortaleza, e fundadora do CNLB NE I) que explanou o tema: IGREJA E MISSÃO NAS CARTAS PAULINAS(...)


MARIA ELIA VIEIRA SANTOS (Professora. Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, com Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Universitária do Centro de Ensino Superior do Ceará – Faculdades Cearenses. Faz parte da Rede Universitária de Pesquisadores sobre a América Latina e MARIA MEIRICE PEREIRA BARBOSA. Professora. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, com Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Universitária do Centro de Ensino Superior do Ceará – Faculdades Cearenses com o tema (partilhado): BIODIVERSIDADE E APROXIMAÇÃO DAS CULTURAS.

Durante a assembleia foi feita a eleição do novo Conselho Regional de Leigos/as - NE I, para o próximo triênio (2010-2013). Eis a nova diretoria:

PRESIDENTE: Francisco Erivaldo Barbosa (Arquidiocese de Fortaleza)

VICE-PRESIDENTE: César Augusto Rocha (Diocese de Tianguá)

SECRETÁRIO-GERAL: José Ribamar Marques Farias (Diocese de Itapipoca)

TESOUREIRO-GERAL: Pedro Cadeira de Araújo (Arquidiocese de Fortaleza)

CONSELHO FISCAL:

Onofre de Pinho Nunes (Arquidiocese de Fortaleza)

Maria Lizeuda Ferreira (Diocese de Crato)

José Jarbas Studart Gurgel (Arquidiocese de Fortaleza)

SUPLENTES:

Francisca Alzira Bernardo Dias (Diocese de Quixadá)

José Murilo Marciano (Diocese de Crateús)

Raimundo Araújo Lopes (Diocese de Sobral)

Foram escolhidos também os delegados que representarão o Regional NE I na XXVIII Assembleia Nacional que acontecerá de 03 a 06 de junho de 2010 em Curitiba-PR:

Francisco Erivaldo Barbosa
César Augusto Rocha
Irislânia Maria Marques Souza
José Murilo Marciano
Inês Barbosa de Oliveira

O ex-presidente Pedro Cadeira de Araújo lançou oficialmente o site do Conselho Regional de Leigos/as - NE I (
http://www.cnlbne1.org.br/) na noite do dia 24. Esse espaço virtual será um importante instrumento de evangelização, troca de experiências e formação para os leigos de todo o regional, e mesmo de todo o Brasil.

As atividades da assembleia encerraram às 12:00 h, conforme a programação, com o almoço. Que Jesus Cristo, o Bom Pastor que nos conduz, nos fortaleça em nossa missão e em nossa prática pastoral.

Nenhum comentário :