REFLEXÃO DO EVANGELHO DOMINICAL - Lc 13, 1-9 - 3º DOMINGO DA QUARESMA - ANO C

A MEDIDA DA NOSSA MISERICÓRDIA PARA COM O OUTRO É A GRANDE MISERICÓRDIA DE DEUS

NOTAS PARA COMPREENSÃO DO TEXTO:

PILATOS:
(Pôncio Pilatos) - A palavra "PILATOS" vem do latim e significa "cabeludo".

- Ele era Procurador Romano (o representante do Imperador Romano) na Judeia no período de 26 a 36 da era cristã.

- Não se entendia com o povo judeu e, muitas vezes, bancou o tirano e ofendeu o sentimento religioso deles(...)
Chegou a mandar fazer um aqueduto com o tesouro do templo. Antipatizava, sobretudo, os galileus. Desconfiado de que um grupo deles tramava conspiração contra ele, acoitado no templo, assassinou a todos, que estavam, inocentemente, oferecendo sacrifícios.

- Foi juiz no processo de Jesus. O sinédrio pronunciou a condenação e Pilatos ratificou-a, mas de maneira sorrateira, "covarde" ("Lavou as mãos"). Por isso, entrou no Credo.

- Por causa disso tudo, Vitélio, o Legado da Síria (autoridade responsável), demitiu-o e mandou-o a Roma para se justificar.

-"VÓS PENSAIS QUE ESSE GALILEUS ERAM MAIS PECADORES DO QUE TODOS OS OUTROS GALILEUS?"

- Pilatos, acreditando que um grupo de galileus, judeus, espantados pela ocorrência de um fato desses no lugar sagrado, concluiram que, se Javé tinha permitido tal violência dentro do seu templo, era porque aqueles galileus eram grandes pecadores. Eles achavam que a desgraça que ocorria a uma pessoa era consequência de pecados pessoais dele. Jesus condenou como errônea tal suposição.

PARÁBOLA DA FIGUEIRA

"Certo homem" é o Pai do Céu.

A "figueira"é a criatura humana.

A "vinha" é a humanidade.

Os "figos" são as boas obras.

O "vinhateiro" (a pessoa que cultiva a vinha) é Cristo que se encarregou da nossa salvação.

Deus espera pelas nossas boas ações, mas há um tempo limitado para elase esse tempo é a vida presente. O tempo se esgota. A misericórdia de Deus, porém, extravasa os limites e dá mais um ano.

REFLEXÕES:

Já está no tempo de reconhecermos a verdadeira face de Deus.

No Antigo Testamento, Deus era mostrado como um ser vingativo, que inspirava terror e medo. Veja o Ex 20, 18 e ss.: "Todo o povo vendoos trovões e os relâmpagos, o som da trombeta e a montanha fumegante, teve medo e ficou longe. Disseram a Moisés: "Fala-nos tu e nós ouviremos; não nos fale Iahweh, para que não morramos".

Jesus Cristo, que é a Palavra de Deus encarnada num homem, que é sacramento do Pai, foi que nos revelou a verdadeira face d'Ele. No evangelho deste domingo, Ele nos revela que o Pai do Céu é como um ser paciente que espera pelo pecador. No evangelho do próximo (o quarto domngo da quaresma), Ele é apresentado como um pai carinhoso que corre ao encontro do filho que volta à casa paterna, o filho pródigo. No quinto domingo, Ele absolve compassivo a mulher adúltera, que ia ser apedrejada.

SEGUNDO TEMPO DA REFLEXÃO

- Esse Pai do Céu de misericórdia infinita quer que tenhamos essa mesma misericórdia para com o nosso irmão.

FRANCISCO VALMIR ROCHA

Nenhum comentário :