DIA 06 DE MARÇO - DIA NACIONAL DA JUFRA

O QUE É A JUFRA?

JUFRA é o nome resultante da abreviatura de Juventude Franciscana. Trata-se de uma organização católica, que se destina a jovens que desejam seguir o Evangelho de Jesus Cristo tendo como exemplo S. Francisco de Assis(...)


A JUFRA nasceu da Ordem Franciscana Secular em 1950 porque era necessário criar um espaço jovem dentro da família franciscana. A JUFRA só existe ligada a OFS, sendo parte integrante da mesma, contando ainda com a colaboração das outras ordens franciscanas.

Assim como na OFS, os integrantes da Jufra, os jufristas, não precisam viver em mosteiros, conventos ou claustros. Devem, por vocação e escolha, viver normalmente entre as outras pessoas( ou no Século, como se diz) e podendo casar e ter filhos. Porém, o jufrista deve procurar viver em obediência ao Evangelho, como o fez São Francisco.

Ser jufrista significa ser exemplo de vida para o mundo, ser filho e servo de Deus, ser cristão com todas as forças. A JUFRA é uma escola de espiritualidade para os jovens e para o mundo; ela prepara seus integrantes para a vida fora da Igreja, segundo a palavra de Jesus Cristo e o exemplo de Francisco de Assis.

Como em toda a família franciscana, o jufrista recebe o nome de irmão e cumprimenta aos outros membros da família com a saudação "PAZ E BEM". A comunidade JUFRA recebe o nome de fraternidade e para ser jufrista é necessário que o candidato frequente uma fraternidade por, pelo menos dois anos, com uma assiduidade mínima decidida pela fraternidade. Cumprida esta exigência, ele participa de um encontro que termina com o ritual de entrada na família franciscana; para ser membro perpétuo da família, ele deve passar por mais dois encontros de formação, no mínimo; cada encontro tem um tema específico e exige um crescimento interior maior que o anterior para ser vivenciado.

A JUFRA divide-se em três etapas, divididas de acordo com a idade: a primeira é chamada de micro-Jufra e abriga irmãos entre os 9 e os 12 anos, a segunda (ou mini-Jufra) recebe os jovens entre os 12 e os 15 anos. A JUFRA propriamente dita acolhe jovens dos 15 até aos 30 anos. Cada etapa tem seu processo de formação específico e sempre complementar. Ao final da formação, o irmão professa seus votos de Pobreza, Castidade e Obediência na OFS.

Todos os cargos dentro da fraternidade são ocupados mediante eleição por voto secreto onde é proibido unanimidade sob pena de anulação do pleito. Os cargos mais comuns nos conselhos das fraternidades são os correspondentes à formação, à procura de jovens, à liturgia e oração, às atividades sociais da fraternidade, às finanças e aos trabalhos administrativos.

O jufrista deve ter presença ativa na sua comunidade e, pelo seu exemplo, dar testemunho de Fé. Deve ainda praticar a caridade e a humildade, realizando trabalhos de assistência material, espiritual e fraterna aos mais necessitados.

Nenhum comentário :