De 26 a 27 fevereiro de 2010, aconteceu no Centro de Pastoral em Limoeiro do Norte, a Assembleia das Pastorais Sociais, que contou com a assessoria de Ana Maria, articuladora das CEB’s no Regional Nordeste I e Prof. Rameres, membro da Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Limoeiro do Norte, que ficou responsável pela Análise de Conjuntura.A Assembleia teve como objetivo: Identificar as injustiças que vêm acontecendo na diocese, como também fazer um planejamento de ações a serem desenvolvidas no âmbito das Pastorais Sociais(...)
Foi em um momento de partilha apresentado por zonais, que foram relatadas situações que atentam contra a dignidade humana. A cidade de Russas foi citada como um dos exemplos que se enquadra no cenário de desordem social, se contrapondo ao projeto de salvação do Mestre Jesus. Segundo a Assembleia, as áreas de assentamento da referida cidade vivem em total abandono, com péssimas condições de estradas que dificultam o acesso de crianças que passam de 3 a 4 meses sem ir à escola, impossibilitando também a movimentação de moradores ao centro da cidade.
A Assembleia denunciou ainda, que a cidade além de ser um pólo de drogas, domina o latifúndio da carcinicultura, provocando a destruição dos manguezais e das áreas de carnaubais. Os viveiros são abastecidos com água salgada que se infiltra, estragando os solos da região pela salinização, ocasionando a mortalidade de peixes e animais, refletindo a má utilização de recursos públicos, e dentre outros: ameaça à segurança alimentar, comprometimento do lazer das comunidades, falência de empregos e desenvolvimento, desrespeito à legislação ambiental, falta de fiscalização, violação de direitos, perda do trabalho de subsistência, doenças respiratórias e dermatológicas, danos materiais (famílias desabrigadas, roçados destruídos, comunidades isoladas por até 90 dias), assassinatos e torturas.
No enfrentamento das situações a Assembleia enfatizou a articulação das comunidades em rede, através das associações e pastorais, audiências públicas, representação contra as empresas, uso da tribuna na Câmara, denúncias na imprensa, seminários e fóruns.
Em Icapuí, a pesca da lagosta tem sido predatória, sem respeito ao defeso e com uso de equipamentos proibidos. Na cidade de Fortim as mulheres de pescadores trabalhm desprovidas de todo e qualquer tipo de assistência.
No final do encontro, foi realizado um momento de Planejamento para atuação em 2010. Confira o calendário de ações.
Planejamento das Pastorais Sociais para 2010:
• 05/03 – Abertura da Semana da Água na FAFIDAM.
• 08/04 – Encontro com Dom Cáppio na FAFIDAM, à noite (Comissão Caridade Justiça e Paz pensará este dia e articulará as forças sociais).
• 23 a 25/04 – Formação e Assembleia para as CEB's.
• 21/05 – Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral (Responsável: Comissão Justiça e Paz da Diocese, também pela elaboração de subsídios a serem enviados às paróquias).
• 25 a 28/05 – II Assembleia Nacional Popular em Brasília (a definir participação).
• 10/06 – Formação do Grito dos Excluídos em nível Regional.
• 12 e 13/06 – Retiro do Regional NE I para Pastorais Sociais, CEB's e Organismos.
• 25 a 26/06 – Formação Diocesana para o Grito dos Excluídos.
• 07/09 – Grito dos Excluídos.
• 13 a 15/08 – Encontrão Diocesano: CEB's, Animação Missionária, Pastorais Sociais (Com participação de comunidades e grupos acompanhados).
• 05 a 07/11 – Retiro Diocesano das Pastorais Sociais em Fontainha.
• 09 a 10/12 – Júri Popular sobre Direitos Humanos.
• 11/12 - Assembleia das Pastorais Sociais, Organismos e CEB's.
FONTE: BLOG "SE AVEXE NÃO" - CEB'S


Nenhum comentário :
Postar um comentário