TOCA DE ASSIS BUSCA APOIO PARA CONSTRUIR ABRIGO FEMININO EM FORTALEZA - CE

Seguindo o exemplo de São Francisco de Assis, que viveu em uma pequena cabana com seus seguidores, para celebrar a Deus e cuidar dos pobres, foram criadas as casas-abrigo "Toca de Assis". No Brasil, a primeira casa foi fundada em 1994, na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, pelo padre Roberto Lettieri. Ao longo dos anos, a iniciativa do grupo religioso e seu simpatizantes se expandiu, e outras Tocas foram abertas pelo país.

No Ceará, a Toca chegou há cerca de dez anos, para acolher e dar dignidade aos moradores de rua. Na capital, Fortaleza, até pouco tempo existiam três casas da Toca, mas, com a falta de recursos, já que vivem de doações, a Casa Fraterna Nossa Senhora Mãe dos Pobres, destinada ao público feminino, foi fechada há aproximadamente oito meses, segundo informações da Ministra Regional das Tocas no Nordeste, Irmã Bethania Maria(...)


A antiga casa era alugada e teve que ser esvaziada por falta de condições de mantê-la. Mas, para dar continuidade ao trabalho de assistência, um terreno foi doado no Condomínio Espiritual Uirapuru, na Av. Alberto Craveiro, 222 - próximo ao Estádio Castelão, na capital. Entretanto, para a construção do novo abrigo são necessários recursos bem maiores do que o aluguel do antigo local.

Atualmente, o grupo feminino se transferiu para a Toca Central em Fortaleza, a Casa Fraterna de Aliança, na Av. João Pessoa, 5052, bairro Damas, que era destinada ao público masculino. Contudo, este local provisório não comporta mais do que 13 abrigadas, todas com idade entre 45 e 97 anos. Bethania ressaltou que a demanda das mulheres em busca de abrigo é alta e muitas foram recusadas por falta de espaço.

Ela explicou que o projeto de construção da nova casa feminina ficou orçado em R$ 2 milhões. O valor justifica-se pelo tamanho da obra que deve atender as necessidades da entidade e a demanda das mulheres.

A nova casa terá cerca de dez quartos, oito banheiros, cozinha, lavanderia, ambulatório, enfermaria e escritórios. Bethania lamenta o fato de ainda não terem previsão para o início da construção, já que a execução da obra vai depender da captação de recursos. "Temos um grupo de amigas empresárias que querem nos ajudar, mas pelo valor total da obra, elas não têm como ajudarem sozinhas", explicou.

Onde dormirão os pobres?

Por enquanto, a entidade espalhou urnas em alguns pontos comerciais da cidade para arrecadar notas fiscais. As urnas da Toca de Assis têm um cartaz de campanha com os dizeres "Onde dormirão os pobres"? A proposta é estimular a solidariedade da população para a doação de notas fiscais, que devem ser revertidas em dinheiro, quando enviadas para a Secretaria da Fazenda do Ceará.

Além disso, no próximo mês deve ser divulgada uma campanha direcionada para incentivar doações para a construção da casa. "A providência de Deus se dá por meio de pessoas que se mobilizam para nos ajudar", disse a religiosa.

A entidade também aceita outros tipos de doações. Entre as principais necessidades estão: fraldas geriátricas, produtos de limpeza, alimentos e combustível. Médicos (as), Psicólogos (as) e Assistentes Sociais, também são bem vindos no trabalho voluntário.

Quem desejar contribuir com doações em dinheiro pode depositar qualquer valor na Caixa Econômica Federal: Agência - 0668 / Conta Poupança - 46937-2.

Mais informações nos telefones: (85) 3249.2131 e (85) 3262.7456.

FONTE: ADITAL

Nenhum comentário :