SE AS IGREJAS SE CALAREM...

Trabalhadores com fome, pais de família sem trabalho.
Se as Igrejas se calarem, as Igrejas pecarão.

Menores abandonados, crianças cheirando cola.
Se as Igrejas não falarem, as Igrejas pecarão.

Erotismo contra a infância, violência na TV.
Nudismo por toda parte, nas praias e nas novelas.
Tortura, roubo e sequestro, corrupção nos governos.
Gente sem terra e sem teto, crianças fora da escola.
Hospitais desativados, doentes não atendidos(...)

Chacinas e genocídios, guerras por causa de terra.
Fanatismo religioso, religião ferindo a outra.
Se as Igrejas se calarem, as Igrejas pecarão.

Revistas de erotismo, na mão de nossos meninos.
Trabalho escravo no campo, salário quase de fome.
Aposentado com fome, impostos altos demais.
Juros pela estratosfera, neoliberalismo em alta.
Se as Igrejas se calarem, as Igrejas pecarão.

Adolescentes que matam, adultos que vendem droga.
Aborto legalizado, colonos assassinados.
A ordem desrespeitada, invasões por toda à parte.
Se as Igrejas se calarem, as Igrejas pecarão.

No passado muitos padres se calaram, quando judeus eram agredidos, índios e negros escravizados. E houve até quem achasse textos bíblicos para justificar invasão de terras e países e massacres de infiéis. Hoje temos que pedir desculpas pelo que nossos antecessores fizeram e jurar que nós não o faremos.

Sei que muitos católicos preferem que o padre não toque nesses assuntos e só fale de louvores, curas e milagres. Mas como eu leio os documentos da Igreja sei que pregar não é falar apenas de coisas que suavizam o coração. Sei que não é possível pregar o tempo todo um Evangelho suave e doce, com pomadinha e perfumado.

Se por causa disso eu perdesse audiência, as rádios não quisessem mais passar os meus programas e ninguém mais quisesse me ouvir e se restassem apenas 20 ou 30 católicos a me ouvir, eu falaria do mesmo jeito. Não faz mal que por causa disso eu não tivesse ibope. Jesus também não os tinha e houve um tempo em que até seus colaboradores o abandonaram. Acharam a sua fala dura de engolir. E ele perguntou aos que ficaram se eles também não queriam ir embora.

Entendo que uma Igreja que não reza, não merece o nome de Igreja, mas também acho que uma Igreja que se cala diante da dor e da injustiça e prega como se ela não existisse nada fazendo de concreto para mudar uma situação política injusta, também não merece o nome de Igreja. O clero não deve fazer política partidária e mergulhar em permanentes discursos políticos, mas nem por isso deve se omitir quando alguém precisa dizer a um governo ou a um partido ou grupo guerrilheiro que ele foi longe demais.

No meu dicionário, religião rima com oração e com adoração, mas também rima com irmão, pão e libertação. Minha teologia rima com antropologia, com filosofia, com psicologia e com sociologia.

Ao redor existe um mundo carente de compaixão!
Se as Igrejas se calarem, as Igrejas pecarão!

PE. ZEZINHO, SCJ

Nenhum comentário :